linda insta

Reportagens Edição 131 - dezembro de 2018

Deu GALO?


A criança bateu com a cabeça, precisa levar na emergência?

 

Seu filho caiu e você está na dúvida se é caso de hospital! Isso é comum entre os pais de pequenos. Mas saiba que se deu “galo” o indício é de que o problema pode parecer menos grave do que aparenta.

 

Segundo o ortopedista e traumatologista Pablo Reis de Moraes, 39, com nove anos de formação, durante a infância as lesões aumentam em frequência com o avanço da idade – os meninos machucam-se mais do que meninas e as lesões musculoesqueléticas são mais comuns à medida em que as atividades esportivas e ao ar livre aumentam.


APARECIMENTO DE CAROÇO


O caroço, que ocorre após uma queda, representa um edema (inchaço) do local afetado pelo trauma em se tratando de membros superiores ou inferiores, conforme destaca o traumatologista: “Não indica necessariamente uma fratura, essa avaliação é feita com maior segurança por um médico. Quando constatado, a melhor medida inicial é colocar gelo e imobilizar o membro afetado. Persistindo a dor, ou se houver uma deformidade importante é necessário levar a criança ao Pronto Socorro para melhor avaliação”.
Importante ressaltar que, se esse caroço ocorrer no crânio (popularmente chamado de “galo”), Moraes indica o uso de compressa feita com gelo, observar a criança e, em caso de alterações ou vômito, levá-la ao Pronto Socorro.
O relato ao médico da situação em que ocorreu o trauma caso alguém testemunhe o acidente também contribuem para o diagnóstico e o tratamento. “A presença de movimentação ativa não afasta a possibilidade de fratura”, reforça Moraes.



“As lesões das crianças são diferentes dos adultos e variam dependendo da idade. É importante que o paciente seja avaliado por um médico”, ressalta o médico ortopedista e traumatologista Pablo de Moraes



SOBRE PABLO MORAES


Natural de Cachoeira do Sul, Pablo Reis de Moraes é graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde concluiu a residência em Ortopedia e Traumatologia. Após, cursou Artroscopia do Joelho no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É pós-graduado em Medicina do Esporte e do Exercício pela UNISINOS. Atualmente está finalizando Mestrado em Promoção da Saúde na UNISC. Atua na Clínica Santè Medicina Especializada e também no HCB.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600