linda insta

Reportagens Edição 130 - novembro de 2018

Saúde EM DIA


Aproveite o verão para dar um trato no corpo

A busca pela saúde não deve ser só um projeto para o verão. A prática de atividade física é recomendada diariamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e garante uma série de benefícios que se estendem por toda a vida. Além de queima de calorias, ganho de massa muscular e perda de gordura, os exercícios físicos mantêm o bom estado geral das células, músculos e tecidos e ativam a liberação de substâncias químicas no corpo proporcionando a construção de proteínas, funções imunológicas, regulação do ritmo cardíaco, funções musculares e condução nervosa. Mas tudo isso não pode ficar no papel. Vamos lá?

 

“A diferença principal entre a prática regular de atividade física e a eventual está no processo de adaptação do corpo após iniciar exercícios físicos regulares. Por isso, quando praticamos atividade física eventualmente corremos o risco de acabar prejudicando o corpo”. É o que dizem os profissionais da Academia Studio, Guilherme Campos da Costa, 30, bacharel em Educação Física (PUC-RS), graduando em Fisioterapia (Ulbra) e pós-graduando em Nutrição Esportiva (Uninter), e Gabriel Meira Moraes, 32, licenciado e bacharelando em Educação Física (Ulbra), ambos com seis anos de atuação na área de musculação.


Equipe da Academia Studio: Carlos Henrique Carvalho, Andreza Nunes, Gabriel Meira, Letícia Veber, Diego Borges e Guilherme Costa

 

 

DICA DE ESPECIALISTA

1 TREINAMENTO ADAPTADO
Para os praticantes de atividade física, o indicado é intensificar os treinos com o acompanhamento de um profissional de Educação Física para atingir o objetivo esperado, conforme destacam Guilherme e Gabriel. “Para os não praticantes, o indicado é começar aos poucos, também com o acompanhamento profissional, para que não aconteçam futuras lesões ou até mesmo o uso de substâncias ilegais em busca de um resultado queimando etapas”, salientam.

2 EXERCÍCIO SEGURO
O acompanhamento de um profissional traz segurança ao treinamento, pois previne lesões ocasionadas por exercícios mal executados e que o aluno seja prejudicado pela adoção de informações erradas de exercícios que circulam na internet. “A atividade física com a devida orientação não tem restrições e evita a execução de exercícios absurdos que, com a prática a longo prazo, trazem lesões graves e prejudicam a saúde”.

3 DICAS PARA INICIANTES

Para quem deseja ingressar na musculação, deve-se começar pela procura de um local que atenda às expectativas do aluno e com profissionais especializados para cada atividade física, como explicam Guilherme e Gabriel. “O aluno deve se equipar com roupas adequadas e iniciar o plano de atividade física respondendo a um questionário para que seja feito um treino personalizado buscando atender o seu objetivo”, orientam.




6 BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR

. Melhora as estruturas ósseas e musculares e promove a manutenção da massa magra

. Reduz a pressão arterial e combate o estresse (e todos os hormônios nocivos ligados a ele)

. Alivia a tensão muscular, melhora a postura e contribui para a melhora das dores

. Age contra doenças como obesidade, osteoporose, diabetes e risco de infarto

. Proporciona bem-estar físico, psicológico e social

. Aumenta a imunidade e a autoestima


Fontes: Guilherme Campos da Costa e Gabriel Meira Moraes
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600