linda insta

Reportagens Edição 128 - setembro de 2018

Mulher do campo


Da publicidade ao agronegócio, Janaína Bernardes comanda fazenda no interior

O protagonismo feminino tem crescido dentro do movimento tradicionalista. De figurantes a funções de liderança e cargos diretivos, elas estão assumindo posições e desenvolvendo atividades até agora desempenhadas apenas por homens. Diante desse cenário de transformações culturais e sociais, emerge a conquista da mulher em diferentes espaços: na sociedade, no mercado de trabalho e na cultura gaúcha. Uma dessas histórias é a da agropecuarista JANAÍNA BERNARDES, 44, que atua na área de forma independente e leva a vida no campo há 10 anos.


“O campo significa minha vida, minha essência, minha referência, o legado que espero deixar, e ter meu pai, vivo em memória, na minha rotina”, diz Janaína Bernardes

 

 

FUNDOU A PRÓPRIA FAZENDA
Publicitária de formação e com especialização em marketing, Janaína trabalhou três anos como gerente de marketing no ramo educacional em Curitiba, no Paraná, onde residiu durante sete anos, antes de assumir o agronegócio. “Os dois ramos são minha paixão, mas sou apaixonada pelo campo a vida toda, não saberia viver diferente. Motivo determinante para deixar uma carreira executiva promissora e ir atrás de novos desafios”, conta.
A cachoeirense administrou o condomínio de parte da família durante nove anos até fundar a Fazenda Casa Branca, no distrito do Barro Vermelho, há quase um ano. “Sou inquieta, gosto de desafios e de atuar com total independência no que é meu, só assim vou saber a realidade dos meus limites”, entende. Assim, Janaína vem dedicando-se ao cultivo de soja e arroz e à criação de cavalos crioulos e terneiros angus em sua propriedade.

MÃO NA MASSA

Tendo a pecuária como a sua maior paixão, Janaína vivencia na prática a tradição gaúcha e a lida campeira desde a infância inspirada pelo pai José Bernardes (já falecido). “Eu coloco a mão na massa mesmo, eu mesma busco a cavalo o gado pra mangueira, curo, vacino, ajudo vaca a parir e faço controle de parasitas e fisioterapia nos animais que têm algum tipo de dificuldade. Cuido diretamente da alimentação, plantação de pastagens e suplementação nos cochos. No verão, me divido na lavoura de soja”, comenta.

TROFÉUS

Com angus selecionados, animais comercializados no calendário de leilões das feiras de terneiros do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul e da Associação Brasileira de Angus, junto à equipe de colaboradores e fornecedores, obteve premiações de primeiro e segundo lugares no melhor lote de vaquilhonas angus e de segundo no lote reservado grande campeão angus categoria terneiros (macho).


FOCO NO AGRONEGÓCIO


Para o futuro, Janaína segue o projeto de comandar, junto à equipe, seu negócio próprio e expandir no ramo da agricultura e pecuária de forma sustentável: “Sempre respeitando o bem-estar animal, oferecendo ótimas condições de trabalho para os colaboradores e respeitando, acima de tudo, o meio ambiente”, pontua.
Segundo ela, as dificuldades são muitas, como a logística, o transporte, a comunicação e o pronto-atendimento de emergência, mas os pontos positivos superam tudo: “Viver no campo é ter mais qualidade de vida. Com o tempo passamos a dar mais valor ao que importa e é importante na vida, o silêncio e o contato direto com animais e natureza”, diz Janaína, que conta com o apoio e incentivo do marido João Alberto Cunha da Rocha (51), proprietário da Fazenda São João, em São Lourenço do Sul (RS).
No tempo livre, Janaína se dedica aos seus hobbies preferidos: montaria, prática de exercícios físicos, encontrar amigas, viajar e passar os finais de semana nas fazendas ou no apartamento em Porto Alegre. “Gosto de ficar uns dias na cidade, mas logo já volto”.



 “O cavalo crioulo tornou-se a minha paixão há cinco anos”. Janaína Bernardes, na foto junto do multicampeão SJ Festejo, cavalo destaque da raça crioula




 

 

 

No dia 16 de novembro, Janaína Bernardes e João Alberto da Rocha irão promover um leilão de cavalos da raça crioula em Esteio, na credenciadora para o Freio de Ouro 2019.

 

 

 

 


FIQUE DE OLHO

Confira mais fotos do ensaio fotográfico de Janaína Bernardes com Marcus Tatsch/Imagens Gaúchas nas redes sociais da Linda!

 

 




FOTOS MARCUS TATSCH/IMAGENS GAÚCHAS

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600