linda insta

Reportagens Edição 116 - agosto de 2017

Alavanque sua CARREIRA


Saiba quais atitudes podem ajudar ou comprometer sua vida profissional

Todo mundo já passou por momentos em que é necessário tomar decisões complicadas e encarar diversos tipos de mudança na vida profissional, não é? Sentir-se inseguro nesta hora pode nos levar a cometer erros e comprometer a nossa empresa. É aí que um coach pode ajudar, segundo a psicóloga SANNY AZAMBUJA, 25, especialista em gestão de pessoas e coach de vida pela Slac (Sociedade Latino Americana de Coaching - certificação internacional), sendo dois anos de atuação como psicóloga e seis meses como coach, pois este profissional deve ajudar o empresário a desenvolver suas capacidades e competências de forma mais rápida e eficiente, tornando-o mais maduro e comprometido e gerando melhores resultados. Pensando em ajudar profissionais que estão passando por este dilema, Sanny dá cinco dicas imbatíveis. Confira!


Conforme a psicóloga e coach de vida Sanny Azambuja, o profissional que se destacará no mercado de trabalho atual será aquele que “reage e inova”

 

1
Autoconhecimento é fundamental! Será determinante para nortear sua carreira o conhecimento das suas habilidades e a possibilidade de sempre poder desenvolvê-las e melhorá-las, bem como suas competências, alinhadas aos seus princípios e necessidades.

2
Pesquise sobre o mercado que deseja atuar, profissionalize-se e seja autêntico! Posicione-se de maneira ética, digna e responsável! É preciso semear e cuidar para colher bons frutos no futuro!

3
É necessário um ponto de equilíbrio e compreensão de que mais importante que a velocidade do crescimento é a direção, é estar trilhando o caminho certo, sempre inovando, aperfeiçoando e relacionando-se com pessoas que agregam valor tanto à sua vida pessoal quanto profissional.

4

Considerando que empreender é lidar com incertezas, são necessárias algumas habilidades comportamentais para ter sucesso no empreendedorismo. Aquele cujo foco está alinhado aos seus princípios e valores, que acredita no propósito do seu empreendimento, comunica-se de maneira assertiva e eficaz e é capaz de inovar, liderar e ser perseverante, sem dúvida será um empreendedor bem-sucedido!

5

Vivemos uma época que as pressões profissionais são intensas. A crise exige respostas rápidas e diferentes independentemente do cargo que você ocupa. A maneira como você dá ou dará essas respostas pode significar sua promoção, a sobrevivência na empresa ou mesmo a sua saída.



SAIBA MAIS

Coaching se trata de uma nova profissão que sintetizou o que há de melhor na gestão de negócios e estratégias, filosofia, psicologia positiva e terapia cognitiva para beneficiar a todos que desejam um processo pragmático, estruturado e com foco no alcance de metas e objetivos, sejam pessoais ou profissionais, e em desenvolver habilidades, capacidades e competências.
Fonte: Sanny Azambuja



6 ERROS QUE ATRAPALHAM A CARREIRA

. Desejar crescer profissionalmente de maneira rápida, sem ter um planejamento estratégico

. Pensar que o conhecimento que já possui é o suficiente e permanecer estagnado

. Dificuldades de gerenciar o tempo

. Falta de controle emocional

. Não sair da zona de conforto

. Pensar no financeiro acima de qualquer coisa

Fonte: Sanny Azambuja




3 PERGUNTAS PARA SANNY AZAMBUJA, psicóloga e coach de vida


1) DE QUE FORMA O COACH PODE AJUDAR A ATINGIR O SUCESSO PROFISSIONAL?
“Através de um processo de coaching, o cliente (coachee) passa a ter mais ações e trabalhar com foco em soluções. O coach (profissional) apoia seu cliente na tomada de melhores decisões e reestruturação da vida pessoal e profissional com vistas na máxima produtividade”.

2) COMO OBTER EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL?
“Já existe uma conscientização da necessidade de cuidar do bem-estar e de arrumar tempo para isso. Neste momento, a ansiedade de estar gerenciando o tempo da maneira certa ou não toma conta do nosso ser. Respondemos a isto de maneiras variadas. As formas mais comuns são estresse elevado, insônia e dificuldade para relaxar, entre outras. Através da metodologia do processo de coaching é possível trabalhar estas questões e gerar clareza dos nossos propósitos de vida e alinhá-los aos nossos valores e necessidades, gerando uma conciliação entre vida pessoal e profissional livre de culpa, medos e ansiedade”.

3) QUAL É A DIFERENÇA ENTRE COACHING E PSICOTERAPIA?
“O primeiro diferencial está marcado na formação do profissional, pois a psicoterapia só pode ser feita por um graduado em Psicologia, já o coach pode ter as mais diversas formações, inclusive ser psicólogo (como eu). Em coaching, a atuação é em uma população não clínica, ou seja, não é olhada sua saúde emocional; apesar de muitas vezes o processo mexer com estas estruturas, o foco não é de tratamento, diagnóstico e, muito menos, cura. Ao contrário, em psicoterapia o olhar do profissional é mais amplo, mesmo porque há um conhecimento sobre o funcionamento humano, com o intuito de diminuir sofrimento, buscar o diagnóstico e a cura de transtornos psíquicos, entre outros. Por estas questões, o psicólogo precisa conhecer o passado do seu cliente/paciente para entender o caso. Já em coaching o profissional está como um condutor de seu cliente/coachee aos seus objetivos, direcionando seu olhar neste processo do presente para o futuro. O atendimento de coaching pode ser realizado de maneira semipresencial, presencial ou até a distância, já a psicoterapia deve ser presencial, salvo em alguns casos, observando os critérios do CFP (Conselho Federal de Psicologia). O tempo e a quantidade das sessões também são diferentes. É comum pessoas clínicas buscarem um coach, porém o profissional habilitado deve ter a expertise de sinalizar e encaminhar seu cliente para a psicoterapia sempre que necessário, e vice-versa”.




De acordo com o levantamento realizado pelo site de carreira Love Mondays (São Paulo), os principais causadores da insatisfação dos brasileiros com a qualidade de vida no trabalho são: liderança fraca (13%), desequilíbrio entre vida pessoal e profissional (11,5%), falta de reconhecimento (10,3%) e pressão excessiva (9,8%).
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600