linda insta

Reportagens EDIÇÃO 09 - JANEIRO 2008

Sem medo da água


Aula de natação após os seis meses de idade traz benefícios que vão desde melhor desenvolvimento motor até a prevenção de doenças respiratórias

 

Praticar pelo menos um tipo de atividade física já se tornou uma obrigação para quem quer manter-se saudável, mas o que dizer da prática de esportes quando ainda se é um bebê? A natação tem ganhado destaque e já é apontada pelos especialistas como o melhor exercício para os pequenos. Mas o que muitos não sabem na hora que vão matricular seus filhos é que os benefícios de um programa de natação infantil vão muito além do saber nadar e de praticar uma simples atividade física.

Só benefícios: depois que começou a fazer natação, Ana Luisa passou a se alimentar e dormir melhor

Entre outros benefícios, está o desenvolvimento dos órgãos sensoriais das crianças, como o tato, a audição, o olfato, e a visão. “A natação só faz bem. O raio de ação dessa prática envolve desde a ativação das células cerebrais da criança até um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua capacidade de coordenar os movimentos corporais, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular”, observa o professor de Educação Física, especialista em natação, Tonho Dias, 60 anos de idade e 40 de profissão.
 Além dos benefícios em relação à saúde, um dos motivos que também leva os pais a matricular os bebês em aulas de natação é a prevenção de acidentes em piscinas domésticas ou de clubes. É uma forma de tentar garantir o auto-salvamento da criança. Desde as primeiras aulas a pequena Ana Luisa, 2 anos, já se sente à vontade na água. Para se sentir mais segura ela pratica a atividade sempre ao lado do pai ou da mãe. Segundo seu pai, o médico cardiologista Marcelo Wayss, depois que começou na natação, Ana Luisa passou a se alimentar e dormir melhor. “Matriculamos ela por uma questão de saúde e também para prevenir acidentes na piscina da nossa casa”, ressalta Marcelo.

 

Os benefícios da natação para bebês


. Segundo especialistas, crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.


. Melhora a coordenação motora


. Proporciona noções de espaço e tempo


. Prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento


. Aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular


. Estimula o apetite


. Tranqüiliza o sono



Em geral, não existem contra-indicações para a prática da natação. O ideal é buscar a avaliação de um pediatra. Quando existe alguma restrição, na maioria dos casos são passageiras, como gripes e inflamações. É importante também prestar a atenção para possíveis reações alérgicas ao cloro.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601