linda insta

Reportagens Edição 105 - agosto de 2016

Bonsai também para terapia


Bombeiro curou depressão cuidando da planta

Você sabia que a arte milenar de criar pequenas árvores em bandejas pode curar depressão? Estudos comprovam que cuidar de bonsai é uma terapia que proporciona excelentes resultados terapêuticos, como aconteceu com o bombeiro Paulo Ricardo Vieira, 39, que saiu de um quadro de depressão há alguns anos. Segundo ele, um dos fatores coadjuvantes de sua recuperação foi o cultivo de bonsai e o contato com a natureza. “A arte do bonsai é um elo transcendental que me proporciona quietude e paz de espírito juntamente com o exercício da paciência”, diz o bombeiro, que já chegou a ter 500 unidades.
Paulo possui uma coleção de aproximadamente 300 bonsais e pré-bonsais, sendo o mais velho um de 60 anos. “Ao contrário de outras formas de expressão artística, por se tratar de um ser vivo, ela é considerado uma arte viva em constante modificação. Sua milenar escola tem mostrado ao mundo o quão importante é este elo entre o imediatismo ocidental e o fator transcendente e até místico da cultura oriental”, esclarece.

 

Paulo fazendo a limpeza no bonsai para a entrada do inverno



CUIDADOS NECESSÁRIOS

O cultivador indica um bom substrato, água conforme a necessidade individual da planta, aramagem, poda e transplante na época correta. O bonsai é uma arte para ser realizada no meio externo, mas, segundo Paulo, as escolas europeias e americanas criaram uma categoria denominada “indoor bonsai”, onde algumas espécies que se adaptam melhor a ambientes fechados por um período razoável são cultivadas em locais específicos com iluminação mínima dentro de casa. O cultivador diz que o valor varia conforme a idade, características e histórico da planta, podendo ir de R$ 20,00 até valores estratosféricos.




Bonsai de 30 anos



 

A palavra bonsai significa “planta em bandeja”. A árvore pode ser encontrada em vários tamanhos, ficando entre cinco e 80 centímetros. O bonsai mais caro já vendido foi um pinheiro secular no valor de 1,3 milhão de dólares, na Convenção Internacional de Bonsai, em Takamatsu, no Japão.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600