linda insta

Reportagens Edição 98 - dezembro de 2015

Controle suas finanças pessoais


Com jeitinho, dá para ter uma vida financeira mais saudável e controlar a compra impulsiva

 

Em tempos de inflação, alta do dólar e orçamento apertado, nunca é demais estar atento aos gastos mensais e se planejar para os próximos meses. Muitas vezes pensamos ter o controle da situação e quando menos se espera todo salário que entra está com destino certo e as dívidas vão fazendo uma bola de neve.

Uma boa dica para não se perder nas contas é listar todas as dívidas. Após saber para quem você deve, o próximo passo é listar o valor atual da dívida e quanto está pagando de juros. A prioridade deve ser sempre quitar as dívidas nas quais se pagam os maiores juros.




NÃO GASTE POR IMPULSO


. Antes de fazer uma compra espere uns dias. Se após estes dias você ainda quiser este produto, compre-o. Pesquise preços e dê um tempo para saber a real necessidade de adquiri-lo.

. Aguardar pelo período de liquidações é sempre uma boa opção. Muitas vezes compramos algo num dia e dois dias depois entra em promoção e aquele dinheiro a mais que foi gasto dói no bolso.

. Invista e fique de olho na inflação: se você está começando sua vida financeira agora, o tempo é seu grande aliado. Investir com regularidade, um pouco por mês, trará um patrimônio interessante em alguns anos. No entanto, acompanhe sempre a inflação e preste atenção em como ela pode corroer seus esforços para o futuro caso você não fique sempre de olho nela.

. Pense bem antes de pagar à vista. Do ponto de vista financeiro, praticamente não existe parcela sem juros, pois os vendedores geralmente embutem o preço do juro no produto e dificilmente darão desconto à vista. Neste caso, quem paga à vista perde dinheiro, pois poderia deixar o valor investido e no fim do período teria mais do que inicialmente.




TEM ALGUM DINHEIRO SOBRANDO?


O financiário e bancário Fábio Shoiti Kanno, 33, sendo 11 anos de profissão, dá algumas dicas.

. Embora a instabilidade econômica faça com que as pessoas tenham receio, investir as economias é uma ótima opção. De acordo com Fábio, as melhores alternativas de investimento são poupança (investimento mais tradicional em nosso sistema financeiro), CDB (investimento de renda fixa e variável que possuem rendimento melhor que a alternativa anterior) e fundos (possuem rendimento de médio ou longo prazo).

. De olho no 13º - “Os valores recebidos a título de 13º salário podem ser utilizados no pagamento de contas como IPVA e IPTU, que quando pagas de imediato possuem descontos vantajosos”, diz Fábio.

. Previdência privada - “Em razão das constantes mudanças na previdência social, uma excelente alternativa de investimento seria a adesão a um plano de previdência privada, que posteriormente pode ser utilizado como complemento de renda, garantindo assim um futuro com tranquilidade e estabilidade”, explica Fábio.




"O ideal é sempre buscar orientações junto ao seu gerente de contas, que poderá apresentar todos os produtos ou serviços da instituição financeira”.
Fábio
 









EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600