linda insta

Reportagens Edição 94 - agosto de 2015

Mude sua vida!


Coaching ajuda a dar um up na vida profissional e pessoal


Em tempos de crise temos que nos reciclar e, principalmente, tirar o S da crise. Aí surge uma nova palavra: crie! E é criando e desenvolvendo novas habilidades que podemos chegar mais longe e, quem sabe, mudar totalmente de vida. Para dar um up na empresa e na vida pessoal, o trabalho de coaching aparece como uma alternativa.

Coaching é uma nova profissão e pode ser levada simultaneamente com outra. Trata-se de uma assessoria pessoal e profissional visando dar suporte às pessoas para que criem uma vida ideal. O processo de coaching leva a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que possamos ampliar nossas realizações e conquistas.

Para entender mais sobre todo esse processo, LINDA conversou com a especialista em coaching Renata Arrepia, 43, sendo oito anos de atuação nesta área. Ela é master coach (formada pela Sociedade Brasileira de Coaching), psicóloga e empresária. Também é sócia-diretora da Master Coaching e instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching.


 

Renata Arrepia: profissional vai ministar um curso de coaching em Cachoeira





Em que situações uma empresa precisaria de um coaching?
O coaching é um processo que contribui para que pessoas, equipes e empresas conquistem seus objetivos com mais rapidez, mais motivação, menos desgaste de energia e recursos e mais assertividade. No caso específico de empresas, contratar um coach (profissional que aplica o processo) promove a melhoria de performance de seus líderes, aumenta a lucratividade e gera diminuição de custos, assim como a otimização da equipe: alocando pessoas certas nos lugares certos.


O que uma empresa precisa fazer para ter os resultados que deseja mesmo com as adversidades externas? 
Grande parte dos problemas surge da falta de motivação dos líderes e da equipe principalmente pela falta de entendimento de seu papel e das responsabilidades específicas do cargo e do impacto que esta falta de responsabilidade gera nas outras áreas.


Como o coach faz para motivar os profissionais? 
Estimulando o direcionamento de foco, alinhando com um propósito maior as ações que estão sendo feitas, pois isso proporciona o entendimento do que realmente é preciso ser feito e quais seus resultados. Também desafiando competências, buscando motivação intrínseca e objetivos desafiadores que garantam reconhecimento, autoestima, autoconfiança, autorrealização e liberdade, conquistando o equilíbrio pessoal e profissional, ou seja, realização e qualidade de vida.


O que acontece quando se contrata um coach?
Encontra a sua felicidade simplesmente pela mudança de padrões mentais e comportamentais que realmente te fortaleçam e te proporcionam a conquista do teu verdadeiro potencial.


Quanto tempo leva para “arrumar a casa”? 
Conseguimos excelentes resultados de três a 12 meses, dependendo da necessidade da empresa ou da pessoa. Os processos pessoais são mais rápidos e nas empresas demoram um pouco mais.


O que o coaching muda na vida de uma pessoa? 

Proporciona autoconhecimento. E pelo fato de se conhecer melhor, você passa a entender os mecanismos que te impedem ou te impulsionam a conquistar os objetivos para obter melhores relacionamentos, qualidade de vida ou satisfação profissional.


De que maneira o coaching pode auxiliar um estudante a se decidir pela carreira que quer seguir? Fazer um coaching nesta etapa seria como um teste vocacional? 
Falamos de metas e missão de vida. O coaching ajuda o estudante a entender quais são suas forças, o que dá prazer fazer, e, dentro deste conceito, alinha com sua missão de vida e traça o seu plano de carreira.



FIQUE DE OLHO


Curso de coaching em Cachoeira do Sul com Renata Arrepia
Quando: de 27 a 30 de agosto
Carga horária: 100 horas
Certificação: Personal & Professional Coaching e Leader as a Coach
Inscrições e mais informações com Bento Ilha, que é coaching artístico e de carreira atuando em São Paulo, Porto Alegre e Cachoeira do Sul. Também é membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
Telefone: (51) 9693-2282


“O curso Personal & Professional Coaching é destinado para quem busca atuar em uma nova e promissora carreira e para profissionais de diversas áreas que desejam ampliar seus resultados e contribuir ativamente para que mais pessoas também aumentem as suas conquistas”.
Renata
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600