linda insta

Reportagens Edição 82 - julho de 2014

Comer e EDUCAR


Criar o hábito de reunir a família à mesa ajuda a estreitar laços familiares

 

Pais trabalhando fora, filhos com inúmeras atividades e uma rotina agitada. Tudo isso é motivo para que as famílias encontrem dificuldades para fazerem as refeições com seus membros unidos. Mas esse é um hábito que não deve ser perdido.

Para a psicóloga especialista em teoria psicanalítica e as psicoterapias na infância e adolescência ROSE CALDAS, 55, sendo 30 anos de profissão, a refeiçāo realizada com a família fortalece o vínculo entre pais, filhos e irmāos. “É um momento de uniāo, que proporciona segurança, qualidade de vida e menos estresse”, fala Rose, que dá dicas para cultivar este hábito e torná-lo cada vez mais agradável.

 




. Crie em seu filho o hábito de fazer as refeições junto com a família. É importante para ele socializar-se e aprender a comportar-se à mesa.

. Estimule seus filhos fazendo uma mesa atraente, com toalha bonita, pratos e alimentos coloridos.

. Faça as refeiçōes em horários regulares, no mesmo lugar e, o principal: pais presentes, atenciosos e falantes.

. A hora da refeiçāo deve ser reservada ao prazer, tranquilidade e acolhimento. Deve ser uma oportunidade para elogios, incentivos e demonstraçāo de atençāo e carinho.

. Deixe de lado qualquer distraçāo. Reserve esse tempo para ouvir sobre o dia a dia do seu filho. Nada de celular, tablets e televisão nessa hora.

. Nāo brigar, discutir, criticar ou dar broncas nesse momento. Encoraje seu filho a falar. Falem sobre assuntos positivos.



“Na era digital cada membro da família está mais ocupado com suas redes sociais e pouco com o seu ambiente familiar”.
ROSE CALDAS
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600