linda insta

Reportagens Edição 71 - julho de 2013

Amizade x namoro


É possível e saudável manter as amizades quando começa um namoro, basta dividir bem o tempo

 

O cheiro de romance está no ar e, quando menos se espera, sua melhor amiga (ou amigo) começa a namorar. A exclusividade dos passeios não é mais sua e seu telefone já não toca todos os dias por aquela pessoa que até então era inseparável de você. De repente, você se dá conta de que amizade está desaparecendo aos poucos. E agora?

Muitos casais, ao se unirem, vivem o dilema: é possível manter amizades sem estragar o namoro? Segundo a psicóloga Laura Morais Machado, 24, sendo dois anos de profissão, é possível, sim. “As amizades, muitas vezes, são a nossa rede de apoio para as mais diversas situações e o namoro não pode ser o motivo para cortar este laço”, observa.

IDENTIDADE –
Os laços com os amigos são, em muitos casos, muito mais duradouros. Quando o namoro termina, vamos chorar no ombro de quem? Dos amigos, é claro! Quando estamos apaixonados, temos a certeza de que vamos envelhecer ao lado daquela pessoa e que o amor vai durar a vida toda. Nem sempre é assim que acontece, por isto não podemos abrir mão de todos os amigos por uma única pessoa. O ideal, segundo Laura, é que o casal não abra mão de sua identidade e vida pessoal. Se forem o ciúme e a insegurança que impedem que o casal mantenha os amigos, é hora de conversar e tentar entender os motivos.



 

Com a palavra, quem já foi deixado de lado



“Já fui abandonada por uma amiga de infância. A gente vivia grudada e, depois que ela começou um namoro, nos distanciamos e até hoje não sei o motivo. Também tenho muitos amigos homens que acabam se afastando porque as namoradas não entendem a amizade deles com outra mulher. É óbvio que eu entendo que as pessoas passam a ter um compromisso, mas não devem se ausentar da sua roda de amigos”. Kayoma Bartmann, 20 anos, estudante




“Já fui deixado de lado por amigos que começaram a namorar e, pra falar a verdade, eu entendo, até porque já fiz isso. Acho que, quando gostamos mesmo de alguém, ficamos que nem patetas, criamos um mundo particular e mergulhamos naquilo. Se um amigo voltar a me procurar depois de ter se afastado, vou ver como uma oportunidade de fomentar ainda mais a amizade, afinal, todo mundo erra”. Cristianno Caetano, 23, fotógrafo




“Já tive algumas amigas que se afastaram após começarem um relacionamento. Eu já tive dois namorados e também cometi este erro. Afastei-me das minhas amigas. Se eu pudesse voltar atrás, não teria deixado minhas amigas de lado e tentaria sempre arrumar uma forma de dividir meu tempo”. Jéssica Dias, 21, estudante de Odontologia



 

Se, de repente, você se sentir abandonado pelos amigos, o que fazer?


. CALMA! Espere um pouco e, se não te procurarem, tente você dar o primeiro passo. Afinal, uma amizade verdadeira não pode acabar assim.
. CIÚME– Tente se livrar desse sentimento para que isso não acabe prejudicando a amizade.
. OCUPE-SE – Se sua amiga (ou amigo) não pode mais ser a parceria de todas as horas, mude o foco: faça novas amizades, comece um curso novo, invista em alguma atividade legal.
. NADA DE ORGULHO – Quando sua amiga (ou amigo) dá um jeito e arranja um tempo para você, não vale a pena ficar se esquivando por orgulho. Mas se esta pessoa te deixou por muito tempo completamente sem notícias, é hora de repensar se vale a pena manter a amizade.





 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600