linda insta

Reportagens Edição 69 - maio de 2013

Vai casar?


Especialista em etiqueta dá os toques para que a cerimônia seja perfeita

Quando falamos em casamento o que vem à cabeça é um evento cheio de requinte. Apesar de toda a modernidade de hoje, o casamento ainda conserva a maioria de suas tradições. Entre elas, o vestido branco da noiva, o buquê de flores, a festa com suas danças tradicionais e a lua de mel. Para a cerimônia ser impecável, algumas regras devem ser respeitadas. Rosimere Moraes, 48, é consultora de etiqueta e responde as dúvidas mais comuns na hora de preparar a grande festa.



Convites


Devem ser enviados com 30 dias de antecedência e, no máximo, 60 dias antes do evento. Entregue os convites em mãos, principalmente para os padrinhos. Para os convidados que moram longe, mandar pelo correio é aceitável, mas a noiva deve ligar antes para informar e dizer o quanto a presença deles será importante.
É preciso combinar a cor do convite com a decoração da festa? Não é regra, mas fica interessante que tenha uma harmonia entre os dois.


A noiva deve atrasar?


Não, a pontualidade é mais elegante. Caso haja algum problema, o atraso tolerável é de, no máximo, 10 minutos.




A noiva deve arcar com o traje das daminhas e pajens?


Depende. Quando houver exigência de um traje específico, é educado oferecer pelo menos parte do pagamento. Arcar com a despesa garante que tudo saia do gosto dos noivos e dentro do padrão desejado.

 

 

As madrinhas devem estar com roupas padronizadas?


Se a noiva preferir, pode-se padronizar as cores. Caso contrário, as madrinhas devem falar entre si para saber as que já estão escolhidas, para evitar duplicidade e deixar o altar mais bonito.

 


A lista de presentes vai ao convite?


Sim, sem problemas. Isto facilita e o convidado pode comprar um presente que esteja do agrado dos noivos. É importante relacionar produtos de vários preços em sua lista, para não constranger aqueles convidados que andam apertados e preferem dar um presente mais em conta.

 

Os noivos devem cumprimentar todos os convidados?


Em festas pequenas, sim. Já se a cerimônia é muito grande, os noivos podem cumprimentar conforme encontrarem as pessoas e agradecer pelo microfone a presença de todos.



Informe seu novo endereço

Avise onde está morando e se coloque à disposição dos convidados. Isto pode ser feito no dia da festa, quando falar ao microfone agradecendo a presença de todos.



Crédito da foto:
Erico Graeff Fotografia
Modelo: Elisa Locatelli Weich



 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600