linda insta

Reportagens EDIÇÃO 05 - SETEMBRO/2007

Festa na mesa


Cuidados na hora de oferecer um almoço ou jantar demonstram o carinho dos anfitriões com o convidado


Servir um jantar em uma mesa bem arrumada não significa gastar muito dinheiro ou exibir louças e talheres finos. É possível receber de forma elegante os convidados utilizando peças simples, basta ter bom gosto e dedicação. Os cuidados com os pequenos detalhes demonstram o prazer que os donos da casa estão tendo em receber o visitante. Alguns até criticam essa atenção na hora de servir, mas as regras de etiqueta continuam inseridas e muito reparadas na sociedade. Confira as dicas de Márcia Ritzel Tischler, 45, uma anfitriã que sempre preza por receber adequadamente seus convidados.



"Não importa as louças que você têm em casa, o importante é arrumar tudo com carinho para mostrar a satisfação que está tendo ao receber os convidados"
Marcia Ritzel Tischler


Formal
Como o nome já diz, servir formalmente exige requinte e uma produção mais elaborada. Nesse caso é necessário a utilização de louças, copos e talheres mais finos. Entretanto, servir um jantar nesse estilo é cada vez mais raro. "É fino e fica muito bonito uma produção deste tipo, porém não oferece a praticidade que precisamos ter na correria do dia-a-dia. Além de um cuidado maior para arrumar, a louça utilizada geralmente não pode ser colocada na máquina de lavar e é necessário usar toalhas e guardanapos de pano", comenta Márcia. Esse tipo de jantar, requer um cardápio e bebidas mais sofisticados. Na hora de servir, pode-se optar pelo auxílio de um garçon ou dispor a comida sobre um aparador que deverá estar próximo à mesa.


Recepções formais: louça inglesa, taça de consumê, talheres e souplat de prata e copos para água, vinho e refrigerante em cristal



Americano


Reunião entre amigos: serviço americano e peças simples, mas sem deixar de lado o estilo


O serviço americano com estilo mais rústico é ideal para servir um churrasco ou, até mesmo, uma comida mais simples como um carreteiro. Além de prático, é uma boa forma de servir quando se tem muitos convidados e pouco espaço para acomodá-los. "O uso do souplat é interessante nesse caso, pois o convidado pode usá-lo para apoiar o prato, já que no serviço americano geralmente se faz a refeição fora da mesa", salienta Márcia. Nesse estilo, pode-se usar talheres, louças e toalhas de uso diário, de acordo com a preferência do anfitrião. Na hora de servir, deixe tudo disposto sobre a mesma mesa. Arranjos com flores colhidas no próprio jardim dão um toque especial.


Informal, mas com estilo
Ideal para uma reunião com amigos íntimos ou familiares, nesse serviço pode-se usar a criatividade e usar as louças e talheres que preferir, mas é importante prestar a atenção na harmonia das peças e das cores. "O uso de cores dá um efeito moderno na decoração. Nesse caso, como em qualquer outro é possível apresentar uma mesa bem posta sem precisar gastar nem mesmo com arranjos de flores", explica Márcia. Nesse estilo pode ser servido qualquer tipo de refeição. O jogo americano e os guardanapos de papel que podem ser descartados após o uso, facilitam a vida do anfitrião.

 


Jantar para poucos convidados: nesse caso vale utilizar tudo, mas é preciso observar a harmonia das cores das louças com as demais peças da mesa

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 136 - junho de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601