linda insta

Reportagens Edição 66 - janeiro e fevereiro/2013

Cheias de significado


Por trás dos nomes de empresas ou marcas há sempre uma história para contar

 

Quem nunca se perguntou sobre o significado de uma marca ou nome de empresa? O que pode ter por trás dessa história? Muitas levam o sobrenome da família: Loja Bartz, Casa Sório, Supermercados Tischler... Ou até mesmo o nome do proprietário: Lauri Calçados, Beth Bijoias, Selma Sofia Noivas e Festas... Lojas de roupas costumam ter nomes sugestivos: Inttimação, Cenário, In Cena... Já outros nomes ou marcas vêm de uma homenagem, como no caso de quatro exemplos da cidade que LINDA foi atrás para contar qual o significado.





Edifício Anna Sório
Apesar de ser conhecida na cidade como JULIETA SÓRIO, seu nome de batismo é Anna, e é a alcunha oficial que foi escolhida para nomear o prédio que ela comprou com a herança deixada por sua mãe. O edifício poderia ser só mais um na cidade, mas, por sua localização, tornou-se ponto de referência. Apesar de se chamar Edifício Anna Sório, é conhecido como prédio da JE, pois por muitos anos a empresa JE Mídia Visual desenvolveu suas atividades lá, ou atualmente como prédio do CFC Guidare, onde a escola de formação de condutores mantém sua sede.

 

 

 

 

 




 

 

 

 

 

Farinha Dona Ângela
Produto da empresa cachoeirense Trevisan Alimentos, a farinha Dona Ângela tem esse nome devido a uma homenagem que o fundador Giovane Francesco Trevisan quis fazer para sua esposa. “A escolha da marca foi um reconhecimento a ela, pois era uma das incentivadoras para que a empresa criasse um moinho de trigo”, conta um dos administradores da empresa, Antonio Trevisan, 64.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






Arrozeira Marina
Ingo Preuss, pai da empresária Mirtis Preuss, 61, que hoje comanda a Arrozeira Marina, foi o empreendedor e fundador da empresa. Por isso, também coube a ele a escolha no nome que daria ao negócio. Na época da fundação, em 1961, a empresa veio para suprir a venda e a reforma do maquinário usado, incorporando na sua trajetória representações de sementes e insumos e implementos novos. Todas suas ideias eram apoiadas pela esposa, MARINA PREUSS, que ganhou a justa homenagem e viu seu nome se transformar em Arrozeira Marina.

 

 

 

 


Arroz Vera
Essa marca de arroz surgiu por volta da década de 40. Na época, segundo o empresário Alfredo Treichel, 80, sua mãe, Ilda Treichel, ficava encantada com uma atriz que interpretava uma personagem chamada Vera Lúcia. Ela decidiu que sua primeira filha teria esse nome e assim fez. Alfredo decidiu homenagear sua irmã e também a mãe, que lhe deu esse nome, batizando de Arroz Vera, uma das marcas do grão beneficiado pelo Engenho Treichel.



 

 

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600