linda insta

Reportagens Edição 64 - novembro de 2012

Malhando em casa


Preguiça de ir à academia? Que tal montar uma particular?

Com a correria do dia a dia, muitas vezes fica difícil conseguir encaixar na agenda um horário para a academia. Porém, deixar de lado as atividades físicas não é recomendado. Uma das alternativas para quem não tem tempo de frequentar um espaço destinado aos exercícios é montar uma academia particular em casa e, assim, poder se exercitar quando sobrar um tempo livre. Porém, esta é uma decisão que requer planejamento. “Afinal, nem tudo são flores em uma academia doméstica – além do planejamento em relação aos equipamentos, é importante estar atento ao orçamento, já que o investimento não costuma ser baixo”, orienta a educadora física Cláudia Dutra, 43 anos, sendo 14 de profissão.



Prós e contras de malhar em casa

Contras
Recurso limitado. Por mais que você capriche na hora de equipar o seu cantinho da malhação, dificilmente ele chegará ao nível de uma academia de verdade. “Os equipamentos caseiros não têm tantos recursos tecnológicos, o que pode limitar o seu desempenho”, ressalta Cláudia. Não ter, principalmente, o acompanhamento de um profissional para assessorar na execução correta dos exercícios, bem como alcançar a meta mais rapidamente, quando é montado um programa de treinamento ajustado para este fim. Além disso, não ter a cobrança de progresso nas sessões de treino e ainda a motivação e incentivo para a sua execução. Quando se está com preguiça, não ter alguém para estimular, não ter desculpa para faltar em feriados e finais de semana.
 
Decisão tomada: vai malhar em casa. O que comprar?

. Pelo menos um equipamento aeróbico. Pode ser uma bicicleta ergométrica, esteira ou corda. Há a possibilidade de não comprar nenhum e fazer caminhada ao ar livre.

. Pelo menos dois pares de caneleiras e halteres (pesinhos de mão) de um e dois quilos.

. Um colchonete (melhor que toalhas ou tapetes, porque não escorrega e apoia melhor o corpo, evitando dores na coluna depois dos exercícios).



Prós
Não tem mensalidade, pode-se malhar a hora que quiser, não tem que esperar desocupar aparelho nem se preocupar em limpar o suor antes de usar, não depende de condução, trânsito ou clima, não ter que suportar o olhar invejoso ou crítico e detalhista de outras pessoas, poder ficar em frente ao ventilador e poder ver televisão ou ouvir suas músicas preferidas na altura que achar melhor.



“Independente de ser em uma academia convencional ou em uma particular, antes de começar a prática de exercícios, sempre faça uma avaliação física com profissional de educação física e um check up com profissional da área medica”, observa Cláudia.


 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600