linda insta

Reportagens Edição 63 - outubro de 2012

Guia da visita aos recém-nascidos


Cuidados ao visitar o novo membro da família são fundamentais para evitar constrangimentos

O nascimento de uma criança é sinônimo de alegria e comemoração. Entretanto, com um novo integrante, a família precisa de um tempo para adaptação e a mãe necessita se recuperar do parto. Por isso, as visitas requerem atenção especial. Confira o que diz a consultora de etiqueta Rosimeri de Moraes, 47 anos, sendo 20 de profissão:







Desligue o celular durante a visita –
O barulho dos telefones é prejudicial para as crianças e causam estresse nos pequenos.


Cuidado com o cigarro –
Nem pense em fumar. Essa restrição também vale para horas antes da visita, pois as substâncias do cigarro ficam impregnadas em roupas e nas mãos dos fumantes.


Lave as mãos apropriadamente – Não se esqueça dos cuidados básicos de higiene. Lavar bem as mãos e os braços antes de chegar perto da mãe e do bebê é imprescindível para amenizar a contaminação por vírus e bactérias.


Cuidado com os presentes – Se for dar flores, cuidado com o pólen, ele pode causar alergias. Prefira rosas ou minirrosas ou ainda flores plantadas. Leve algo para o bebê ou para a mãe que você acha que seja útil. E se for comprar roupinhas, sempre opte para que sejam de número maior, pois a mãe não terá tempo para trocar o presente.


Mais chegados –
Na maternidade, a visitação deve ser limitada a parentes próximos, como o pai, avós e irmãos, pois é um momento de recuperação da mãe e maior atenção à vida do bebê.


Seja breve – Na maternidade ou em casa, o tempo de visita deve ser curto, não mais que meia hora, pois tanto a mãe quanto o recém-nascido precisam de descanso e de um ambiente silencioso e calmo. Caso a mãe ofereça algum agrado à visita, como um simples café ou uma xícara de chá, é adequado não aceitar, pois ela não deve ter nenhum tipo de trabalho além de cuidar do bebê.


Privacidade -
A amamentação é o momento intimo da mãe. Quando chegar a hora da mamada é sua deixa para ir embora.


Se estiver doente, não vá – Se estiver com resfriado, gripe, conjuntivite ou qualquer outra doença infectocontagiosa, suspenda a visita. Como o sistema de defesa do organismo da mãe e do bebê está fragilizado, não é adequado arriscar.


Há outras maneiras de felicitação –
Vale desejar felicidades por telefone, por meio dos avós ou através de um cartão junto à lembrança.


Não faça comparações - Não tente achar semelhança entre o bebê e os pais, pois os recém-nascidos não estão bem formados, então ainda não é hora de perceber a semelhança, e muitas vezes os pais ficam constrangidos.


Perfume forte é proibido –
Cheiros fortes incomodam o bebê.


Atenção ao tirar fotos do bebê –
Um festival de flashs não é muito agradável para quem acabou de nascer. Lembre-se: antes de publicar qualquer foto ou vídeo, comunique os pais.









EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600