linda insta

Reportagens Edição 59 - junho de 2012

Febre on-line


Comprar roupas e calçados pela internet é cada vez mais comum

A possibilidade de fazer compras sem precisar bater perna na rua foi chegando devagarzinho e aos poucos caindo no gosto dos consumidores. Primeiro foi a vez dos livros, eletrodomésticos e eletrônicos. Agora a nova febre é fazer compras para uso pessoal, especialmente roupas e calçados. A formanda em Administração Beatrice Böck, 25 anos, é uma das adeptas dessa nova moda. “Há quatro anos fiz a minha primeira compra: uma câmera digital. Depois fui comprando mais eletrônicos, até que adquiri uma bota e adorei a experiência, tanto que já fiz muitas outras aquisições on-line depois dessa”, conta Beatrice.
Para ela, os atrativos são: poder comprar sem sair de casa e na hora que quiser, ter mais opções, preço mais acessível e mais facilidade de pagamento. “De inconveniente só a falta de oportunidade de experimentar as roupas e calçados. Mas isso não impede o negócio, pois caso não sirva as trocas costumam ser muito fáceis. Já comprei um short e não me agradei, solicitei a troca e a empresa mandou recolher a peça no meu endereço e em uma semana mandou o novo modelo que escolhi, e o melhor, sem cobrar nada a mais por isso”, observa Beatrice.
CANCELAMENTO – Além dessa facilidade de troca que as empresas costumam oferecer, há a possibilidade de cancelar a compra. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem sete dias para cancelar as compras efetuadas fora do estabelecimento comercial. Para utilizar esse direito, o consumidor deverá entrar em contato com a loja virtual e seguir as recomendações indicadas.


Beatrice: compra de tudo pela internet, inclusive roupas e calçados




SEGURANÇA

Para saber se um site tem segurança, faça uma pesquisa na própria internet. Procure em sites como o Reclame Aqui, nas redes sociais e busque o que as pessoas falam sobre a loja em que você quer comprar. Ver se tem selos do E-Bit, uma importante empresa para o e-commerce no Brasil, também ajuda, além de verificar a plataforma que o site utiliza para o pagamento, como por exemplo o PagSeguro.

 




Dicas para não errar ao comprar roupas e calçados pela internet

. Primeiro você tem que saber quais são suas medidas. Tenha em mãos fita métrica, caneta e papel para anotá-las e não errar na hora de fazer uma compra. Caso sua compra seja feita em sites internacionais, não se esqueça de fazer a conversão das medidas.
 
. Dê preferência às peças que são mais fáceis de ser vestidas, como vestidos leves, malhas e outras com elastano. Se pretende comprar um jeans, dê preferência às marcas que você já conhece.
 
. A reclamação mais comum entre os consumidores é que muitas vezes o produto que chega em sua casa não condiz com o comprado, principalmente no que se refere à cor e à textura. Isso tem uma razão de ser, muitas vezes a luz do estúdio onde foi feita a foto é precária ou ainda o monitor do computador desconfigurado, aí aparece a cor diferente da que está sendo vendida. No caso de dúvida quanto a qualquer detalhe, não efetue a compra para não se arrepender.
 
. Não tente se enganar comprando uma roupa que cai bem na modelo, ela pode ter o corpo diferente do seu e a roupa não cair bem em você.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 137 - julho de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601