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Reportagens Edição 58 - maio de 2012

Etiqueta também no salão


Ao buscar serviços de beleza é importante ficar atenta às regras de convivência

Buscar a melhora da aparência em salões de beleza é cada vez mais comum, especialmente para o público feminino. Porém, é importante estar atenta ao que acontece nesses ambientes para não escorregar nas regras de etiqueta. Confira o que diz a consultora de comportamento, Rosimere Moraes, sobre situações que podem acontecer com qualquer cliente.


Odiei meu corte

Analise bem, frente e costas, e se o resultado está longe do que esperava, converse com o profissional. Afinal, é melhor saberem pela cliente do que ouvir que ela saiu criticando o trabalho. Em geral, esses casos se resolvem com o cabeleireiro agendando um novo horário para reparar o corte, tudo pelo valor já cobrado. “Só não comece a reclamar antes de estar pronto, os profissionais detestam tal atitude”, ressalta Rosimere.


Críticas à pele, cabelos ou unhas

Comentários desse tipo não devem ser levados para o lado pessoal. “Se o profissional estiver falando algo útil, aproveite o máximo de informações. Se sentir que ele está falando por maldade, chame o responsável e reclame na hora da saída”, observa a consultora.


Conta alta

Fez sobrancelha, pé, mão, hidratação no cabelo e, no final, a conta ficou além do que imaginava? Não tem como fugir, depois de feitos os serviços é hora de pagar. Caso não esteja preparada, tente parcelar. Da próxima vez, antes de concordar com a aplicação de ampolas, xampus especiais e massagens extras, pergunte o valor de cada serviço e formas de pagamento.


Onda de fofocas


Não gosta de se envolver em fofocas e alguns profissionais insistem em contar tudo sobre a vida alheia? Diga com delicadeza que prefere conversar sobre outros assuntos. Do outro lado, saiba que o salão de cabeleireiro não é consultório de psicanálise, por isso não conte tudo que lhe preocupa para sua manicure ou cabeleireiro. “Veja se seus assuntos são apropriados, até porque várias outras pessoas estarão ouvindo sua conversa”, orienta a consultora.


Esterilizou ou não?


Não há problema nenhum em perguntar à manicure se o alicate e a espátula foram esterilizados. Se o salão segue as normas de higiene, o questionamento não será visto como ofensa.


Atraso demais

Atrasar alguns minutos o horário do agendamento é aceitável, entretanto, quando a espera começa a ficar incômoda, o ideal é reclamar com educação. “Uma dica simples: peça para confirmar seu agendamento e, diante do atraso, diga que tem outros compromissos”, explica a consultora. Agora, se a atrasada é você, ligue informando que não chegará no horário agendado e peça um reagendamento. “Mas lembre-se que não é elegante se atrasar”, orienta Rosimere.





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