linda insta

Reportagens Edição 58 - maio de 2012

Mãe tem sempre razão?


LINDA lista os 10 conselhos mais ouvidos pelos filhos e revela se são verdade ou mito

Não importa se o filho tem 8 ou 80 anos, sua mãe sempre o enxergará como alguém que precisa ser cuidado e para isso lança mão de um verdadeiro dossiê de conselhos. “Vá logo colocar a jaqueta porque vai esfriar” ou “leve um guarda-chuva, o tempo está fechando”. Essas são apenas duas orientações de uma lista sem fim. Nem de longe essa reportagem quer desmoralizar a sabedoria materna, mas muitos conselhos não passam de grandes mitos. Com a palavra o médico Rodney Zinn de Carvalho, 37 anos de idade, sendo 12 de profissão.




MITO

Não leia no escuro para não estragar as vistas

Pode gerar cansaço e dor de cabeça, mas nada que comprometa a visão. “Com o repouso, volta tudo ao normal”, observa o médico.


VERDADE

Não fale ao telefone se estiver relampeando

Pode ser perigoso, porque uma eventual descarga elétrica na rede pode seguir pelo fio até o telefone e quem o estiver segurando pode levar choque. O alerta vale se o telefone estiver ligado à rede, não para aqueles sem fio ou celulares. É um evento raro, mas não é impossível. Isso serve para qualquer outro aparelho eletrodoméstico, não só o telefone.


VERDADE

Não durma com o cabelo molhado porque pode ficar gripado

Há um pouco de razão neste conselho. A cama, a camiseta, o cabelo ficam úmidos e essa umidade esfria, mas não é porque dormiu com o cabelo molhado que automaticamente vai pegar gripe.


MITO

Não misture leite com melancia ou manga

Muitos nem pensam em fazer essa mistura por acreditar que faça mal. “Mas é apenas folclore”, explica Rodney.


VERDADE

Não pode mergulhar nem tomar banho depois de comer. Pode dar congestão

Neste caso, há lógica para quem abusou da bebida alcoólica e da comida. “Quando essa mistura cai no estômago, a digestão fica mais difícil e o sangue se concentra no aparelho digestivo. Então, se a pessoa entra na água gelada, o sangue vai para a periferia da pele para aquecê-la. Com isso, a digestão fica mais difícil ainda”, observa o médico.


MITO

Não pise no chão gelado depois de tomar banho porque entorta a boca

Não há relação entre gelar o pé e entortar a boca. O que existe é uma infecção viral que ocasiona irritação e a consequente contração do nervo, podendo deixar a boca torta.


MITO

Não revire os olhos. Se bater um vento, vai ficar vesgo

Estrabismo surge quando há predisposição genética e pode ser desencadeado por uma febre ou infecção, mas nunca apenas por um golpe de vento durante uma brincadeira.


MITO

Não pode engolir chiclete

A ideia era que chiclete trancava no intestino. “O chiclete é uma goma sintética e vai desaparecer pelas vias naturais, assim como qualquer outra comida”, garante o médico.


MITO

Não coma bolo quente porque pode dar dor de barriga

Bolo quente é bom e não acontece nada. Esse bordão pode ter surgido em famílias grandes, como forma de amedrontar as crianças que queriam beliscar a comida antes da hora. A ordem era: espere todos sentarem à mesa e então comece a comer.


VERDADE

Se pisar no chão gelado, pode ter cólica

Esse fato está relacionado à imunidade da paciente, já que pisar no chão gelado baixa a temperatura corporal. Assim, pode piorar algum sintoma já existente, como a cólica menstrual.






Os conselhos abaixo dispensam explicações e comentários. Todos são importantes e todos devem ser seguidos à risca:


. Leve um agasalho!
. Juízo, hein?
. Não converse com estranhos! (Antes na rua, agora na internet...)
. Nunca dê o endereço de casa para ninguém por telefone.
. Não acredite se um desconhecido lhe buscar na escola dizendo que veio a pedido de seus pais.
. Não pode dizer que não gosta sem experimentar.
. Ligue quando chegar.









EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600