linda insta

Reportagens Edição 57 - abril de 2012

Procura-se: empregada doméstica


Descubra como encontrar a funcionária de seus sonhos

Quem está em busca de uma profissional para realizar os trabalhos domésticos sabe o quanto essa missão é difícil. Como acaba fazendo parte da intimidade da família, além de eficiente, ela deve primar pela honestidade e pela dedicação, para que o resultado – tanto para quem contrata quanto para quem é contratada – seja o melhor. Para saber a maneira certa de agir e fazer uma boa contratação, LINDA conversou com a psicóloga Jonice Silveira, 33 anos, sendo oito de profissão.


Aparência
Pequenos cuidados indicam se a pessoa se preocupa com a limpeza e a higiene. Por isso, observe se a candidata está penteada, se as roupas e os sapatos estão limpos. A roupa pode apresentar manchas de gordura, por exemplo, o que demonstra falta de cuidado. “No momento de avaliar uma candidata, observe o conjunto: aparência, comunicação, postura e hábitos demonstrados”, observa Jonice.


Referências

A referência é uma parte importante da contratação. Sempre verifique os trabalhos anteriores, inclusive aqueles de pouco tempo para saber por que não deram certo. “Porém, sempre lembre que se trata de seres humanos. O relacionamento interpessoal pode não ter dado certo em um emprego anterior por incompatibilidade de personalidades e não necessariamente pelo trabalho ter sido executado de maneira insatisfatória”, ressalta Jonice.


Faça um teste

A legislação prevê o contrato de experiência, que sempre deve ser utilizado para a adaptação necessária entre a família e a contratada. É normal que neste período muitas coisas precisem ser ajustadas.


Salário

Existe um piso salarial para as empregadas domésticas. Mas sempre que possível o profissional pode ser valorizado financeiramente. O importante é cumprir com o combinado e não fazer falsas promessas. 


Bata papo
Deixe claro quais serão as suas tarefas, os horários de trabalho e as folgas.“A comunicação entre contratante e contratada é fundamental. Nunca cobre algo que não foi combinado e se combinar é importante cumprir”, completa a psicóloga.


Como as candidatas devem se portar
. A entrevista, muitas vezes, é o primeiro contato entre contratante e candidata. É um momento que sempre causa ansiedade, porém deve ser encarado como uma oportunidade de mostrar as competências e as possibilidades de uma parceria de sucesso.

. Lembre-se sempre de que o bom senso é fundamental. Use roupas simples e adequadas. Além disso, fale sempre a verdade, respondendo de maneira sincera a tudo que é perguntado.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601