linda insta

Reportagens Edição 56 - março de 2012

Hora de arrumar a mochila


Saiba por que é tão importante frequentar a escola desde pequeno

O tempo de pensar que as crianças não aprendem nada na pré-escola, porque lá só irão para brincar, ficou para trás. Antes, esse ensino era considerado de menor importância, mas hoje já se sabe que a estimulação precoce contribui e muito para o aprendizado futuro. É ela que desenvolve capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social.
A educação infantil é indicada a partir dos três anos, marcando o início da formação da criança. Através dela os pequenos terão o primeiro contato com o processo de aprendizagem, que será a base para os próximos anos escolares. De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta Rose Mary Trombini Caldas, 53 anos, sendo 27 de profissão, para uma boa alfabetização é preciso passar por uma série de etapas, todas compondo o período pré-escolar.
Pulando essa parte, a criança pode apresentar, durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo, por exemplo, segurar o lápis com firmeza ou unir as letras enquanto escreve. Além disso, os pequenos precisam aprender a ser sociáveis, ou seja, saberem se portar em grupo, respeitar as pessoas, conhecerem seus limites e aos poucos irem adquirindo independência e responsabilidade. “Fatores que são trabalhados e melhorados justamente na pré-escola”, ressalta a psicóloga.
PAIS – Nas atividades realizadas na escolinha, a criança vai estimular o seu desenvolvimento. “Todos os jogos e brincadeiras melhorarão a postura, o equilíbrio e o raciocínio lógico, deixando-a mais segura e com mais habilidades”, garante Rose. A participação dos pais nessa fase é muito importante. Eles não devem faltar às reuniões, precisam valorizar os avanços dos filhos e respeitar os horários de entrada e saída da escola.






Hora de escolher a escola


Quando a família decidir colocar a criança na pré-escola, deve ficar atenta na hora da escolha. “Os pais devem optar por uma escolinha que apresente os recursos necessários para todo o desenvolvimento desse período preparatório, afinal essa fase deverá ser agradável e prazerosa, para que não gere traumas futuros”, observa Rose. Confira o que deve ser levado em conta na hora da matrícula:

. Verifique se a escolinha é devidamente regularizada e fiscalizada.

. Se apresenta planos pedagógicos organizados e coerentes com as idades das crianças.

. Se tem amplo espaço externo, com variedade de recursos para recreação.

. Se é limpa e organizada.

. Se conta com educadores capacitados e afetuosos.

. Se tem recursos pedagógicos variados: brinquedos, jogos, ambientes de estimulação.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600