linda insta

Reportagens Edição 55 - janeiro/fevereiro de 2012

Boa viagem!


Viajar com os pequenos exige planejamento

O momento mais esperado pelas crianças bate à porta: a viagem de férias. Entretanto, para que ela não se torne um tédio para elas, nem um tormento para os pais é preciso planejamento. LINDA conversou com a pediatra Josane Freitas Caldas Dutra, 51, sendo 26 de profissão, para dar dicas de como fazer a viagem ser prazerosa tanto para os pais quanto para os pequenos.



Momento da família

Analisar bem o destino antes de partir é importante. Escolha um lugar onde as crianças possam se divertir. “É fácil um adulto se adaptar a uma atividade de criança, o contrário já é complicado. Os pais podem muito bem se divertir em um parque de diversões, já ir com uma criança para um cassino, não tem como”, observa Josane.


Antes de pegar a estrada

É importante conhecer os gostos da criança. Saber qual a melhor forma de acalma-lá quando se irritar durante a viagem. Antes de partir para o roteiro explique aos pequenos o que vai acontecer. Diga que vão passar uns dias longe de casa e quais atividades estão programadas. Sem estar conscientes disso, chegando ao destino as crianças podem reagir de diferentes maneiras: umas ficam eufóricas com as novidades, outras se deprimem por sentirem saudade do cantinho delas, podendo até ter reações físicas, como febre.


Cuidados durante a viagem

Quando a viagem for de carro, devem ser seguidas as regras de trânsito, como o uso de cadeirinha dependendo da idade da criança. É importante fazer paradas para alimentação e idas ao banheiro. Se a viagem for de ônibus, acomode a criança de forma confortável, sem esquecer-se de levar um agasalho. Antes de viajar de avião, ela deve ser avisada que não vai poder ficar circulando pelos corredores e que deve ficar quieta. Já para viajar de navio o aconselhável é a partir dos seis anos. Antes disso os pequenos podem sentir muito enjoo e não poderão aproveitar todas as vantagens que a viagem pode trazer.


A mais pedida

O destino mais procurado nessa época do ano é sem dúvida a praia. Devido às diversas agressões que esse destino pode causar, é importante ter muitos cuidados. O protetor solar específico para as crianças não pode ser esquecido, além de chapéu e guarda-sol. Na praia é comum que os horários se alterem, mas é importante respeitar o horário de refeição das crianças.





. Verifique qual o clima do destino escolhido para levar roupas adequadas.

. É normal as crianças sentirem enjoo, seja qual for o meio de transporte. Por isso, é importante levar remédios para prevenir o problema. Além é claro do kit de primeiros socorros.

. Devido ao calor é muito importante manter as crianças bem hidratadas.

. Os pais sempre precisam de um plano B. Na praia, por exemplo, se chover na maioria do tempo tem que saber o que será feito para que os dias sejam bem aproveitados e para que as crianças não fiquem entediadas.











EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600