linda insta

Reportagens Edição 55 - janeiro/fevereiro de 2012

Decifrando os rótulos


Saiba o que significa o que vem impresso nas embalagens dos alimentos

Quem ao ler um rótulo de produto alimentar nunca se perguntou o que quer dizer aquelas várias descrições impressas na embalagem? É valor energético, fibra alimentar, gorduras saturadas, enfim, palavras que para quem não trabalha na área de nutrição podem ficar difíceis de serem compreendidas. Para ajudar a decifrá-los, LINDA convidou a nutricionista Gabriela Só Köhler.


% VD


É um percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de duas mil calorias.


Valor energético

Significa a energia proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras que o alimento produz no corpo. Aparece como quilocalorias (kcal) ou quilojaules (kj).Consumo diário total indicado: duas mil calorias ou 8, 4 mil kj.


Carboidratos

Compostos energéticos presentes em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas e tubérculos, como batata. Sua principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. Representam de 50 a 60% do valor calórico total diário. Consumo diário indicado: 300 gramas.


Gorduras trans

Como o corpo não necessita desse tipo de gordura, ela deve ser reduzida. A gordura trans é encontrada em alimentos industrializados, como biscoitos recheados, margarina, sorvetes e frituras. Não há valor de referências uma vez que sua ingestão não é recomendada.


Fibra alimentar

Ela melhora o funcionamento do intestino. Pode ser encontrada em alimentos integrais e de origem vegetal, como frutas e hortaliças. O consumo diário indicado é de 25 gramas.


Proteínas

Elas são necessárias para manter órgãos, tecidos e células saudáveis. As proteínas podem ser encontradas nos ovos, leite e derivados, carnes e leguminosas. Representam de 15 a 20% do valor calórico o total diário (75 gramas).


Gorduras saturadas

Elas estão presentes em alimentos de origem animal e são responsáveis por aumentar o colesterol ruim e também os riscos de doenças do coração. O consumo diário indicado: 22 gramas.


Gorduras totais

São as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Representam de 20 a 30% do valor calórico total diário (55gramas).


Sódio

O excesso dessa substância pode causar retenção de líquidos e  aumento da pressão arterial, então melhor evitar. Está presente no sal de cozinha, em alimentos industrializados, como salgadinhos, embutidos e enlatados. O consumo diário não deve ultrapassar 2.400 mg.






De acordo com Gabriela, para ter uma alimentação mais saudável é preciso dar preferência a produtos com baixo %VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e também a produtos com alto %VD para as fibras alimentares.














EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600