linda insta

Reportagens Edição 56 - março de 2012

Rumo ao exterior


Para conhecer outros países é preciso estar atento à documentação exigida

As viagens turísticas já fazem parte dos planos da maioria dos brasileiros e destinos no exterior são o alvo de boa parte das escolhas. Entretanto, para pegar a mala e desembarcar em outro país, não basta comprar as passagens ou fechar um pacote de viagem. O primeiro passo é providenciar o passaporte.
Para isso é preciso solicitar sua emissão pelo site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br), pagar a taxa de emissão, atualmente R$ 156,07, e agendar um horário em um posto de atendimento da Polícia Federal. No caso de Cachoeira do Sul, os postos mais próximos estão em Santa Cruz do Sul e Santa Maria, onde se exige a presença do requerente, inclusive menores de 18 anos. A validade do documento é de até cinco anos.
VISTO - Passaporte na mão, é hora de correr atrás do visto, caso o destino o exija. Há 132 países que exigem visto para brasileiros, dentre eles estão: Austrália, Canadá, China, Cuba, Egito, Estados Unidos, Japão, México e Rússia. Alguns países não fazem essa exigência, como os integrantes da União Europeia. De acordo com a agente de viagens Carmen Raddatz, 51 anos de idade, sendo 15 de profissão, essa dispensa só serve para quem for a passeio, com permanência de no máximo três meses. Para quem for estudar ou trabalhar é necessário visto.
Além disso, nos países da América do Sul não se exige visto de brasileiros, só passaporte válido. Já nos países do Mercosul não se exige visto nem passaporte, só documento de identidade original com menos de 10 anos de emissão. “Ainda assim, para evitar surpresas, é sempre bom verificar a necessidade de visto no site da embaixada do país de destino”, observa Carmen.




O arquiteto Cláudio Scherer, 31, com a esposa, a psicóloga Bruna Madrid, 28, em frente ao Palácio de Versailles, na França - destino que não exige visto para turistas. “Fazer o passaporte foi muito tranquilo, em 20 dias estava com o documento em mãos”, conta Cláudio, que viajou em novembro de 2011.







Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade. Além disso, segundo Carmen, também é preciso estar atento ao seguro-viagem, item exigido para a entrada em alguns países, como os da Europa.








Orientações para quem vai viajar para o exterior

. Cada país usa diferentes critérios para a entrada de estrangeiros. Certifique-se junto à embaixada ou consulado do país para onde for viajar sobre quais são esses requisitos.
 
. Não viaje com visto de turista caso seu objetivo seja estudar ou trabalhar no país de destino. Você poderá ser preso e deportado.
 
. Ter um visto não dá direito à entrada automática naquele país. A decisão final somente é dada no ponto de entrada pela autoridade migratória. A desconfiança sobre os reais motivos da viagem é motivo suficiente para não permitir a entrada.
 
. Da mesma forma, as embaixadas e consulados não são obrigados a dar os vistos solicitados. A recusa em conceder um visto não necessita ser justificada.

Fonte: Divisão de Assistência Consular (DAC)

























EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600