linda insta

Reportagens EDIÇÃO 50 - AGOSTO 2011

Mundo felino


O que os donos precisam saber a respeito dos gatos

Que eles vivem em média 15 anos não é difícil saber, mas como os gatos costumam ser alvo de muitas lendas, é comum surgirem dúvidas a respeito dos seus hábitos e a transmissão de doenças. LINDA conversou com o veterinário Ricardo Caputi de Campos, 31, sendo oito de profissão, que revela um pouco sobre o mundo dos felinos.


Como ensinar o gato a fazer as necessidades fisiológicas nos lugares certos?
Não é preciso ensinar, eles aprendem instintivamente. Logo que abre os olhos, o filhote já procura um lugar com terra onde possa fazer suas necessidades. No caso de gatos que vivem dentro de casas ou apartamentos, eles vão direto à caixa com areia.

Gato toma banho?
Depende. Nos gatos de pelos curtos, as enzimas da saliva já são suficientes para limpá-lo quando ele se lambe. Já para as raças de pelos longos, o banho é aconselhável porque evita a formação de nós e inibe o aparecimento de fungos. Se desde pequeno o gato for acostumado a tomar banho, ele vai tomar sempre. Mas se o gato é mais velho e nunca tomou banho, quando for tomar pode estranhar e não querer. Para isso, já há no mercado opções de banhos secos que podem ser dados em casa.

Por que os gatos causam alergias?
Existem dezenas de agentes alergênicos no ambiente, como poeira, ácaros, fungos ou pólen e um deles é o pelo de animais. Não há cura, mas diversos tratamentos para amenizar os sintomas. Entretanto, ninguém se torna alérgico ou asmático por causa do convívio com os animais. Essa deficiência é de nascença, ou seja, um gato não passa asma para uma pessoa.

Gatos transmitem doenças?

A incidência é muito pequena, mas há casos de toxoplasmose transmitida por gatos, nesse caso é necessário a ingestão dos cistos das fezes do bichano contaminado. Ou seja, é só lavar bem as mãos depois de limpar o banheiro do gato para conseguir reduzir esse risco. Gatos que passeiam pelas ruas também podem transmitir raiva. Mas é fácil prevenir: basta vacinar o felino uma vez ao ano.

Qual a alimentação adequada?
As rações têm todas as vitaminas necessárias. O gato é um animal que não gosta de sujeira, por isso é importante manter os potes de água e ração sempre limpos para evitar que ele fique sem comer ou beber devido à falta de higiene.

Quais as melhores raças para ambientes pequenos?
Quase todas as raças se adaptam bem a pequenos espaços, já que o gato é um animal que aproveita bem o espaço aéreo da casa, como prateleiras e armários. Isso não quer dizer que bastam comida e cama para ele ser feliz. Gatos precisam de um cantinho de onde possam ver a rua.

Qual o melhor método contraceptivo?
O ideal é optar pela castração. A partir do sexto mês de vida do animal já pode ser feita a castração. Tanto para a fêmea quanto para o macho, o maior benefício é que o animal fica mais caseiro e assim evita muitos acidentes que podem ocorrer com eles na rua. O único problema é que devido à diminuição das atividades físicas eles podem engordar, mas isso consegue ser controlado através da alimentação equilibrada.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600