linda insta

50 Tons de Mulher Edição 205 - Outubro de 2025

A Voz que liberta: quando a Mulher ouve sua própria verdade


Ana Barros - Mentora de comunicação e desenvolvimento humano, consteladora sistêmica e ontopsicóloga

Falar de Ana Barros é falar de uma mulher movida pela curiosidade e pela busca do sentido da vida. Comunicadora nata e eterna aprendiz da vida, ela se define como alguém que quer compreender profundamente sua passagem por este mundo, se realizar e deixar sua contribuição em prol do ser humano.
 

“Sempre tive sede de me compreender e de entender o que a vida queria de mim, para que a minha passagem por essa existência, tão efêmera, tivesse um sentido. Eu sempre soube que havia um propósito maior e hoje estou realizando-o, por meio da Comunicação, a partir da minha própria Voz”.
 

Desde cedo, Ana entendeu que sua voz seria sua principal ferramenta de transformação. Ainda criança, quando participou do coral da escola, percebeu que cantar era mais do que entoar notas — era expressar sua alma. “A minha paixão por ajudar outras mulheres a destravarem sua comunicação nasceu da minha própria necessidade de ter voz, de ser ouvida e respeitada a partir de quem eu sou”.

 

A voz que cura

Hoje, Ana é Mentora de mulheres que desejam reconectar-se com sua autenticidade. Ela explica que muitas carregam, de forma inconsciente, o medo da crítica, de se expressar e de viver a própria vida, de forma leve e natural.
 

“Fomos criadas buscando ser aceitas, acreditando que seríamos amadas se o nosso comportamento não desagradasse e estivesse adequado ao padrão familiar, mas o amor verdadeiro somente é possível quando cada pessoa pode ser e expressar quem realmente é. Calar o que sentimos para nos "encaixar", sufoca a voz da nossa alma e esse sufocamento nos adoece”.
 

Segundo um levantamento da McKinsey & Company (2023), mais de 60% das mulheres afirmam sentir dificuldade em se posicionar no ambiente de trabalho por medo de julgamento — uma estatística que reforça o que Ana vê diariamente em suas mentorias: o silêncio feminino como um padrão inconsciente e sistêmico.
 

“Comunicar-se com autenticidade começa com um movimento interno. É um processo de autoconhecimento — perceber o que eu sinto, o que eu gosto, como quero viver a minha vida e o que já não me serve mais. Só então posso comunicar ao mundo, me posicionando com confiança e sem medo ou culpa, por ser ou fazer diferente do padrão familiar ou social”.

 

Um tom entre mil

No 50 Tons de Mulher, Ana representa o tom da voz autêntica, a camada da mulher que busca se ouvir, antes de falar. Sua mentoria transcende técnicas de oratória — é sobre saúde, espiritualidade e expressão da alma. “Cada mulher tem um timbre único, que vem da sua essência divina. É a soma de todos os tons que cria a beleza da grande música da Vida".

 

"A Mulher que encontra a sua voz autêntica é livre para viver a sua própria vida com leveza, amor e alegria. Tudo começa dentro de nós — se queremos mudar o mundo, precisamos primeiro mudar a forma como nos comunicamos conosco, depois com os outros e com o todo. A comunicação autêntica é possível com autoconhecimento, presença e conexão."


 

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 208 - Janeiro de 2026

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600