Filé recheado da Luana
“Mais do que uma combinação de ingredientes, este prato é memória afetiva. Está nos almoços de domingo, nos encontros e festas de fim de ano”. Luana Carpes
Um prato que une sofisticação à simbologia da identidade local. Esse é o filé recheado com damasco e noz-pecã, finalizado com brisura de trufa brasileira. “A carne, que remete às origens da cidade marcadas pela criação de gado, ganha a companhia nobre da noz-pecã, cultura da qual somos pioneiros e referência nacional. E, para finalizar, a trufa brasileira surge para coroar o prato com seu aroma terroso e inconfundível”, explica a empresária Luana Stockey Carpes, 36.
Para Luana, esta receita está entre os sabores mais emblemáticos da nossa região
INGREDIENTES
- 800g de filé mignon, em peça, cortado em manta
- 1 xícara (chá) de damasco cortado em tiras
- 1 xícara (chá) de nozes-pecã cortadas grosseiramente
- 1 embalagem grande de cream cheese
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 2 cebolas pequenas cortadas em cubos grandes
- ½ xícara (chá) de água fervente
- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- Brisura de trufa a gosto
MODO DE PREPARO
- Em uma assadeira grande, coloque a carne e tempere. Em uma tigela média, acrescente o damasco, as nozes-pecã, o cream cheese e a salsa, e misture bem. Espalhe sobre a superfície da carne, enrole como rocambole e amarre com barbante.
- Em uma frigideira grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a carne e frite por 10 minutos, virando de todos os lados ou até dourar. Retire do fogo, transfira para uma assadeira pequena, espalhe a manteiga em pedaços e a cebola pela superfície, cubra com papel-alumínio. Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por 30 minutos ou até ficar ao ponto. Retire do forno, tire o barbante, fatie e sirva em seguida com o molho formado na assadeira e a brisura da trufa.
Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora
Porções: 7 fatias
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR