linda insta

Cozinha Edição 178 - Maio de 2023

Risoto italiano do Rogério


Rogério Belloc Ramos, 51, professor de inglês, abriu as portas da sua cozinha para nos contar sobre uma de suas paixões: a culinária italiana. Ele é casado com a defensora pública Lucianne Bortowski, 49, e pai do Arthur, 21, e da Marina, 11. 

 

A receita é o famoso risoto de filé-mignon que fazia parte do cardápio do Restaurante Bertorelli’s, em Londres, onde trabalhou durante cinco anos na década de 1990. “Este prato fica ainda melhor se for acompanhado de um vinho Amarone, da região de Vêneto, ou com um vinho encorpado da campanha gaúcha”, afirma.  

 

 

Ingredientes para o caldo 

- 1,5 litro de água 

- 200g de cenoura 

- 200g de cebola 

- 150g de aipo (salsão) 

- 1 unid. de alho-poró 

- Sal e pimenta a gosto 

 

Modo de preparo 

- Doure a cebola picada em azeite de oliva. Acrescente a cenoura, o aipo e o alho-poró picados previamente e refogue bem. Adicione a água e, quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Coe o caldo e reserve. 

 

 

Ingredientes para o risoto 

- 1 cebola grande 

- 2 dentes de alho  

- 1 litro de caldo de legumes (brodo) 

- 300g de arroz arbóreo 

- 300ml de vinho branco seco 

 

Modo de preparo  

- Em uma frigideira grande, frite a cebola picada com azeite de oliva até ficar translúcida. Acrescente o alho amassado, refogue por dois minutos e adicione metade (150 ml) do vinho branco. Acrescente o arroz e refogue bem com mais 30 ml de azeite, juntando aos poucos o caldo de legumes e mexendo sem parar. Repita o procedimento por 10 minutos, acrescentando o caldo sempre que o arroz secar, sem parar de mexer. Reserve.  

 

 

Ingredientes para a carne 

- 500g de filé-mignon 

- 1 cebola grande 

- 2 dentes de alho 

- 50ml de molho inglês  

- 75ml de molho shoyu 

- Pimenta do reino a gosto (não precisa sal) 

 

Modo de preparo 

- Doure a cebola picada e o alho em azeite de oliva e junte o mignon cortado em tiras finas. Refogue bem, adicionando primeiro o molho inglês e, depois de absorvido pela carne, o molho shoyu. Se necessário, acrescente 100ml de água. Reserve. 

 

 

Ingredientes para o molho de gorgonzola 

- 200g de queijo gorgonzola 

- 200g de queijo catupiry 

- 50ml de vinho branco 

- Derreta o gorgonzola picado juntamente com o catupiry e o vinho branco em banho-maria. Deixe cozinhar por um minuto e reserve. 

 

 

Montagem 

Ingredientes 

- 1 maço de espinafre (somente as folhas) 

- 1 caixinha de tomate cereja 

- 150ml de vinho branco 

- 150ml de água 

- Aqueça o risoto adicionando o vinho branco e a água, mexendo sempre, por pelo menos cinco minutos (o arroz deve estar al dente). Adicione o molho de gorgonzola, sempre mexendo. Coloque as folhas de espinafre in natura e misture bem. Por fim, sirva e decore com tomate cereja. Bom apetite! 

 

Rendimento: seis porções  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600