linda insta

Cozinha Edição 104 - julho de 2016

Receita vegetariana da Lorrene


A professora de violino Lorrene Klatter Braga, 25, preparou uma receita vegetariana que é uma adaptação da receita que aprendeu com o pai substituindo a carne pelos cogumelos. “Como estamos no inverno escolhi o creme, porque é uma época gostosa de comer pratos quentes. Nem todo mundo acha que uma refeição pode ser saborosa sem a presença da carne, mas é uma receita forte, prática e rica em nutrientes”, conta Lorrene.

 



Lorrene garante que apesar de não ter carne, a receita é deliciosa



CREME DE MOSTARDA NO PÃO ITALIANO


Ingredientes

. 2 dentes de alho picados
. 1 cebola de tamanho médio picada
. 3 batatas-inglesas de tamanho médio bem picadas
. 1 batata-doce abóbora média picada
. 3 a 4 xícaras de água
. 200 gramas de requeijão
. 4 folhas grandes de mostarda picada em tiras
. Queijo parmesão
. Sal e pimenta a gosto
. 4 colheres de sopa de cogumelo shiitake picado
. Pão italiano redondo



Modo de preparo


. Antes de tudo, lave e pique os ingredientes. Se o talo da mostarda estiver muito duro retire-o, senão ficarão fiapinhos no creme; caso contrário, pode deixar. Coloque os cogumelos secos em uma tigela, cubra com água fervente e deixe descansar por 20 minutos.
. Em uma panela em fogo médio coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até dourar. Em seguida acrescente as batatas, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por alguns minutos. Acrescente a água até que cubra tudo e deixe cozinhar até que as batatas amoleçam.
. Coloque as folhas de mostarda picadas e deixe até levantar fervura. Não deixe cozinhar demais. Cuide para não secar, se necessário, acrescente mais água. Desligue e espere 10 minutos para bater (senão corre o risco de espirrar caldo quente por conta do vapor).
. Coloque tudo em um liquidificador e bata até ficar uma mistura uniforme. Escorra a água dos cogumelos e os acrescente ao creme, junto do requeijão, sem liquidificar. Se sentir necessidade esquente novamente.
. Sirva o creme no pão, rale o queijo parmesão sobre ele e coloque cheiro verde salpicado para decorar.



TEMPO DE PREPARO

. 30 minutos
RENDIMENTO
. Serve até quatro pessoas
ACOMPANHAMENTO
. Pode acompanhar com um vinho tinto seco



DICA
Pode substituir a mostarda por couve, brócolis, espinafre ou até mesmo agrião. Para esta receita foi usado pão baguete italiano feito em casa, que também pode ser encontrado no mercado. “O lado bom é que podemos trocar os ingredientes e a receita fica boa do mesmo jeito”, confirma.





“Essa foi uma invenção que deu certo”, diz

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600