linda insta

CASA menta Edição 124 - maio de 2018

As pérgolas

» Renata Streit


Talvez um dos ícones mais charmosos da arquitetura residencial italiana venha se tornando também o ícone da arquitetura residencial brasileira, ou pelo menos da arquitetura residencial gaúcha! Me refiro à pérgola, aquele elemento construtivo que, segundo a enciclopédia livre Wikipédia, é definido como “uma espécie de galeria, para passear, construída em forma de ramada. Passeio ou abrigo, em jardins, feito de duas séries de colunas paralelas e que serve de suporte a trepadeiras (...) amplamente usadas em parques, bosques, praças e ruas”.
Definições a parte, você já deve ter visto uma com certeza e se não viu, vai saber o que é! Aquela “varandinha” aberta que muito gaúcho gosta de tomar chimarrão embaixo! Sabe?
As pérgolas são comumente usadas para fazer transição entre o ambiente externo e o ambiente interno da residência! As vantagens de se construir são diversas, como sombreamento para as fachadas mais quentes ou até para marcar o acesso principal de uma residência. Veja alguns modelos e aposte na sua casa!



Pérgola tradicional italiana

Com pilares de madeira e arcos em metal, esta pérgola tem função de passagem e sombreamento, mas o grande diferencial é o charme em estilo toscano! Eu, particularmente, amo modelos assim. E se você tiver espaço no jardim, aposte em uma!


 

    

Pérgola de madeira

Um dos meus modelos favoritos! Pérgola em madeira com ripado formando um brise que protege a varanda da radiação direta! Pra completar, cortina horizontal com filtro solar para bloquear ainda mais os raios de sol!



Pérgola metálica

Exige menos manutenção que a pérgola de madeira e os vãos entre os pilares podem ser maiores. Na foto, foi criada uma circulação externa à residência com pérgola metálica. O vidro foi usado neste caso com bastante sombreamento.



Pérgola fechada com cobertura de vidro

Este modelo veio dos Estados Unidos, onde as baixas temperaturas no inverno favorecem o aquecimento do espaço interno.
Note que as esquadrias foram projetadas para ter abertura total quando necessário e ventilar melhor o ambiente no calor.
Este tipo de pérgola vem sendo muito usado também no Brasil, mas alguns cuidados são necessários. Nosso clima é tropical e a cobertura de vidro pode virar uma verdadeira sauna sem proteção para o sol! Implemente com cautela e lembre que o vidro exige limpeza semanal para ficar bonito no ambiente. Não adianta colocar uma cobertura linda e transparente de vidro se não conseguir limpá-lo com frequência.

 

 

 




 

 

Renata Streit é arquiteta de Cachoeira do Sul e criadora da plataforma de decoração Casa Menta. Visite o site www.renatastreit.com.br e fique por dentro das novidades na área!
Visite nosso Instagram @casamentablog.

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600