linda insta

Tecnologia & informação Edição 125 - junho de 2018

TÍTULO ELEITORAL DIGITAL


Agora você pode votar nas próximas eleições sem precisar levar seu título de eleitor em papel! O e-Título é novo aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral brasileira que substitui o documento físico na hora de votar. Disponível gratuitamente para iOS e Android, o app apresenta informações sobre o cadastramento biométrico, situação eleitoral e local de votação. Contudo, essa possibilidade vale apenas para eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico obrigatório (identificação por impressões digitais).


VOCÊ SABIA?
O presidente Michel Temer criou um documento digital para unificar RG, CPF, título de eleitor e certidões de nascimento e de casamento. O governo também estuda a possibilidade de incluir a CNH (carteira nacional de habilitação). O DNI – documento nacional de identificação – terá validade em todo o território nacional e dispensará a utilização dos documentos em papel. Poderá ser obtido por meio de um aplicativo gratuito a partir de julho deste ano.



5 DICAS PARA IDENTIFICAR FAKE NEWS

Com a intenção de combater as notícias falsas que circulam em sua plataforma, o Facebook lançou uma nova campanha em parceria com a rede internacional First Draft. O aviso fixado no mural convida o usuário a conferir uma lista com dicas para identificar as fake news.

1) Seja cético com as manchetes
2) Olhe atentamente para a URL (endereço do site)
3) Investigue a fonte
4) Verifique as evidências (fontes do autor, fotos, vídeos, datas)
5) Busque outras reportagens


É MENTIRA!

 
Entre as notícias falsas mais compartilhadas na internet nos últimos meses estão a declaração do papa Francisco em defesa do ex-presidente Lula durante missa em Roma, que a cantora Pabllo Vittar teria recebido R$ 5 milhões da Lei Rouanet e apresentaria programa infantil na Rede Globo e as diversas informações falsas relacionadas à morte da vereadora Marielle Franco. Todos esses boatos foram desmentidos por veículos de comunicação e sites especializados. 
 
AFINAL, O QUE É FAKE NEWS?

 
As notícias falsas são criadas principalmente por sites ou perfis que imitam o estilo jornalístico de veículos da imprensa. O objetivo é propagar mentiras para atrair grande audiência e obter cliques (tornar viral e lucrar na rede). Os alvos são personagens reais, cuja intenção é manipular a opinião pública, causar comoção e polêmica, defender interesses próprios e políticos, aumentar a rejeição ou a aceitação de uma ideia ou pessoa, fomentar conflitos e até incitar ao ódio.



Notícias falsas circulam 70% mais rápido do que as verdadeiras, aponta o estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.




SAIBA MAIS

Verdade ou mentira? Para não cair em fake news, privilegie veículos de comunicação confiáveis. Jornais, rádios, revistas e emissoras de TV são fontes de referência com credibilidade. Na web, E-farsas e Boatos.org fazem checagem de boatos de forma profissional.


 

GABRIEL RODRIGUES






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600