Casa Linda Edição 78 - março de 2014

Eles NÃO são mais os MESMOS!


Cores vivas e acessórios modernos ganham espaço nos quartos de criança

 

Quarto de menina tem que ser rosinha, de menino, azul claro. Conhece essa tendência? Então esqueça-a, pois os dormitórios infantis já não são mais os mesmos. Cores vibrantes e objetos para tornar o dia a dia mais prático são as estrelas da decoração dos quartos dos pequenos. Confira as dicas da arquiteta Luciane Boeno, 39, sendo 15 de profissão.

 

 

 

Tudo em um só lugar


O quarto deve ter local para descanso, para brincadeiras, para guardar todos os brinquedos e para as roupas – tudo isso para que a criança possa aprender a se organizar desde cedo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alegria nas cores


Diga não aos tons pastéis. Cores vibrantes e contrastantes são bem-vindas para estimular a criatividade, a imaginação e o aprendizado. As cores podem ser aplicadas nas paredes, roupas de cama, almofadas e objetos. Já nos móveis, melhor usar cores neutras. Laranjas, violetas, verdes cítricos, amarelos e azuis intensos podem ser combinados entre si em duo ou trio de cores. As estampas também podem ser combinadas entre listrados, poás e outras formas geométricas. Só atenção à iluminação, para que ela possa ser controlada para ajudar na hora do sono.

 

 

 

 

 

 

Fuja dos personagens!


Apesar do apelo das crianças, é interessante fugir da tematização por personagens. Além de ser uma decoração que cansa mais rapidamente, deixe isso para as festas de aniversário. A ideia é deixar o quarto com a cara da própria criança. Escolha com ela algum trabalhinho artístico mais legal para emoldurar, pode ser mais de um, para decorar o quartinho. Mosaicos de fotos e porta-retratos bacanas também são bem-vindos.

 

 

Móveis de criança


Dê preferência às peças especiais para crianças, que respeitam normas técnicas, como medidas ideais, pintura adequada e formas mais seguras (arredondadas). Use e abuse das cores para cadeirinhas, pufes e mesinhas. Prefira móveis com mais de uma função, assim tudo fica menos estático e com mais tempo de vida útil.

 

 

Tudo limpo


O uso de tapetes de borracha antialérgico e de cortinas removíveis e laváveis são mais higiênicos e, ao mesmo tempo, são fáceis de limpar, evitando o acúmulo de ácaros e outras bactérias.

 

 

Pise firme


Não se indica o porcelanato, por ser frio e escorregadio. Recomenda-se os laminados de madeira e os vinílicos. São seguros, aconchegantes e fáceis de manter.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cultura bem-vinda


Monte uma minibiblioteca utilizando estantes, prateleiras, painéis com elástico, tudo muito acessível aos pequenos, para guardarem os livrinhos com a capa visível, de frente, estimulando a leitura a qualquer hora. Também podem estar próximos à cama, para facilitar as historinhas na hora de dormir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo no seu lugar


Caixas coloridas, baús, cestos, nichos e gavetas são fundamentais para manter a ordem e devem estar ao alcance das crianças, com fácil manuseio. Podem ter rodinhas e alças para facilitar.

 

 

 

 

"Quartos entulhados de brinquedos são out, ocupam muito espaço e certamente a criança não brinca mais com todos eles. Estimule-o a eleger seus favoritos e doar os demais."
Luciane

 

 

 

 

UM QUARTO PARA DORMIR E BRINCAR


O João Pedro ainda tinha o quartinho de bebê e estava na hora de trocar os móveis, trocador e berço por algo descolado, onde a brincadeira fosse a palavra-chave! As arquitetas Mariana Herzog e Thiele Köning, ambas com 35 anos de idade e 11 de profissão, remodelaram o quarto e dão as dicas:



“A TV com DVD não podia faltar! Luminárias embutidas com lâmpada led, papel de parede com listras azuis e persiana romana complementam o espaço”.



“Tapetes fofinhos e um quadro verde para desenhar e escrever foram criados. Acima desse quadro ficou o lugar dos livrinhos”.



“As cores escolhidas foram o azul e amarelo e, com elas, brincamos com os móveis em MDF com laca brilho! Fizemos um roupeiro que irá acompanhá-lo sempre, cama box com cama auxiliar, sofá com futtons para acomodar amiguinhos na hora da brincadeira e também uma bancada de estudos!”.
 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601