linda insta

Bela & Saudável Edição 109 - dezembro de 2016

Mitos e verdades sobre o treino na ACADEMIA


Profissional tira dúvidas e dá dicas para você começar a fazer exercícios físicos

 

Que praticar atividade física virou febre todo mundo sabe, mas são muitas as dúvidas que surgem aos iniciantes. Se você é daqueles que não faz academia por falta de tempo, o bacharel em Educação Física e pós-graduado em gestão de esporte Jorge Paschoal, 32, responsável técnico pela Top Energy, sendo 13 de atuação na área, fala que 30 minutos de exercícios diários já bastam. Ele esclarece as principais dúvidas e dá dicas importantes para quem deseja iniciar na academia.


Segundo Jorge Paschoal, para se obter resultado é necessário a junção de três fatores: alimentação, treino e descanso

 

 

QUAL A IDADE CERTA PARA COMEÇAR A TREINAR?
Segundo o profissional, os exercícios físicos podem ser realizados em qualquer idade, entretanto, para crianças são recomendadas as atividades coletivas e recreativas. “Não é recomendada a prática de exercícios resistidos e com sobrecargas para menores de 12 anos e exercícios de hipertrofia, força e que realizam compressão da coluna vertebral para menores de 16 anos”, salienta.

MUSCULAÇÃO EMAGRECE?
Paschoal explica que o treino serve para todo e qualquer objetivo, mas o que vai determinar o emagrecimento é a velha “balança nutricional”, onde se deve consumir menos calorias do que se ingere. Para se obter algum resultado estético ou físico, no mínimo três vezes na semana e associada a uma dieta equilibrada.

É NORMAL SENTIR DOR DURANTE E APÓS O TREINO?
Conforme destaca Paschoal, durante o exercício é normal sentir desconforto, queimação, cansaço e fadiga, mas dor não, pois este pode ser um sinal de que tem algo errado. “Já no pós-treino sim, pois há o acúmulo de ácido lático (resíduo da contração muscular) e quando ‘esfriamos’ pode haver desconforto e dor”, justifica.

O TECIDO DA ROUPA INFLUENCIA NO RESULTADO?
O profissional aponta que é muito importante investir na roupa certa pela mobilidade e por causa da transpiração. O recomendado é usar roupas confortáveis, feitas de algodão, lycra, tactel ou do tipo Dry Fit, e calçados que garantam conforto e estabilidade. “Lembrando que não se deve treinar de jeans e de chinelo”, ressalta.

EM QUANTO TEMPO OS RESULTADOS APARECEM?
Como Paschoal explica, depende da genética, histórico de treinos e estilo de vida, entre outros aspectos. “Porém, em iniciantes, para ocorrer a adaptação fisiológica ao estímulo de treino é necessário um período de um a três meses”, atenta.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600