linda insta

Bela & Saudável Edição 98 - dezembro de 2015

Dieta anticansaço


O estresse causa fadiga adrenal e o cuidado com a alimentação pode ajudar a ter mais disposição durante o dia

Sabe aqueles dias que nada rende? O corpo pesa e a cabeça não acompanha. Você anda completamente estressado e com um desejo imenso de consumir alimentos extremamente salgados e doces. Sem falar que está muito irritado e pode estar ganhando peso com facilidade mesmo fechando a boca. Isso pode ser fadiga adrenal.

De acordo com a nutricionista Jociele Domingues da Silva, 25, sendo quatro anos de profissão, a fadiga adrenal ocorre devido ao estresse crônico fazendo com que a glândula adrenal comece a secretar hormônio cortisol exageradamente, ocasionando o cansaço excessivo e tornando a pessoa mais suscetível a infecções, inflamações, alergias, dores musculares e articulares, falta de libido e sono excessivo ao acordar, entre outras coisas.

 

 

Jociele é nutricionista especializada em doenças crônicas e obesidade



XÔ CANSAÇO – "Alimentos industrializados aumentam a fadiga adrenal. De acordo com Jociele, se não cuidarmos a qualidade e quantidade do carboidrato consumido nas refeições teremos hiperglicemia pós-refeição e assim nosso pâncreas irá secretar muita insulina, aumentando a sensação de cansaço.


MAIS ENERGIA DURANTE O DIA
"Consuma frutas, vegetais folhosos verde-escuros, leguminosas, cereais integrais, sementes oleaginosas e fontes de proteína animal. O abacate, em especial, é muito eficaz no controle do nível de cortisol, sendo essencial para controlar a fadiga adrenal”, diz Jociele.


EVITE DURANTE O DIA –
“Alimentos industrializados com carga glicêmica alta, como carboidratos refinados feitos com farinha branca e doces no geral”, fala Jociele.


RECARREGANDO BATERIAS – "Nada melhor do que uma boa noite de sono para acordar disposto no dia seguinte. Então, segundo Jociele, faça sua última refeição em torno de duas horas antes do horário de dormir. Evite consumir a partir das 17h alimentos estimulantes como café preto, chás como mate, verde, branco, preto e vermelho, pimenta, guaraná em pó, gengibre, cacau em pó ou nibs de cacau, chocolate e bebidas energéticas e à base de cola. Substitua estes alimentos por chás como camomila e melissa associados a própolis para melhorar a qualidade do sono e aumentar a imunidade. Alimentos como abacate, banana, aveia, brócolis, espinafre, oleaginosas e leite desnatado também melhoram a qualidade do sono.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600