linda insta

Bela & Saudável Edição 93 - julho de 2015

Sai para lá DEPRESSÃO


Saiba como identificar a depressão e iniciar um tratamento

Muito se ouve falar em depressão. Entretanto, ainda é uma doença pouco entendida e muitas vezes o doente não encontra compreensão nem mesmo na família e amigos. Segundo a psiquiatra FERNANDA SCARPARO BOECK, 44, sendo 20 anos de profissão, a depressão não deve ser encarada como fraqueza, preguiça ou falha de caráter. “Ela não cura sozinha, precisa de tratamento”, explica.



DEPRESSÃO EM XEQUE


SINTOMAS


. Falta de prazer na realização dos passatempos e atividades preferidas
. Desmotivação frequente e rebaixamento do humor
. Redução da energia e diminuição da atividade
. Diminuição da capacidade de concentração associada, em geral, à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo
. Problemas do sono e diminuição do apetite
. Existe quase sempre uma diminuição da autoconfiança e frequentemente ideias de culpabilidade e/ou de indignidade, mesmo nas formas leves
. Agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido



TRATAMENTO


. O apoio da família e amigos é muito importante, assim como orientação profissional. “Os benzodiazepínicos são medicamentos para tratamento em curto prazo, pois oferecem o risco de causar dependência e resistência”, diz Fernanda. Dependência é a necessidade de usar um medicamento devido à ocorrência de sintomas de abstinência ou efeitos colaterais indesejáveis.



TARJA PRETA

. Os remédios “faixa preta”, ou “tarja preta”, são medicamentos da classe dos benzodiazepínicos, que podem ser indutores do sono ou ansiolíticos. De acordo com a psiquiatra, são medicamentos indicados para tratamento de sintomas de ansiedade ou para induzir o sono, sintomas que podem ocorrer nos episódios depressivos também. Não são indicados para o tratamento da depressão de forma isolada. A depressão deve ser tratada com medicamentos antidepressivos.



PÍLULAS DA FELICIDADE


. Ouve-se falar em pílulas que têm o poder de “devolver” a felicidade e são aliadas no tratamento da depressão, mas, segundo Fernanda, elas não existem. “Os antidepressivos seletivos da recaptação da serotonina, quando foram lançados no mercado, por exemplo, o Prozac, foram chamados de ‘pílulas da felicidade’. Causavam uma melhora rápida e com menos efeitos colaterais que os antidepressivos conhecidos anteriormente. Atualmente já existem outros antidepressivos ainda melhores no mercado, mas o tratamento necessita também do acompanhamento clínico e psicoterápico do médico psiquiatra”, fala Fernanda.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600