linda insta

Bela & Saudável Edição 81 - junho de 2014

SOCORRO! - PARTE II


Esteja pronto para prestar socorro em caso de emergência


 

Engasgo


Engasgar com algum alimento, bebida ou qualquer outro objeto é fato comum em crianças e idosos, mas o perigo existe para todos, independente de idade. A asfixia é uma causa comum de morte após engasgo com alimentos. Provocada por uma súbita queda de oxigenação, pode levar à morte em poucos minutos, se não solucionada rapidamente.
Alguns sinais são característicos de engasgo: a pessoa tenta falar e a voz não sai e começa a ficar agitada e confusa, levando as mãos para a garganta. A pele pode mudar de cor, passando a ficar azulada, o que indica baixa oxigenação do sangue.

COMO AJUDAR?

Inicie abraçando a pessoa pela cintura, firmando os punhos entre as costelas e o abdomen. Puxe o engasgado para cima e em sua direção, rápida e vigorosamente quantas vezes forem necessárias. Certifique-se que a pessoa esteja realmente com dificuldades para respirar. Se você não tem força, pode ajudar com batidas firmes nas costas.



 

Afogamento


Até mesmo um bom nadador pode se deparar com imprevistos. Os primeiros socorros em caso de afogamento merecem alguns cuidados.

. Em primeiro lugar, tente tirar a vítima da água utilizando uma corda, boia, remo ou um pedaço de madeira;

. Se não for possível e se você sabe nadar muito bem, aproxime-se da vítima pelas costas, segurando-a e mantendo-a com a cabeça fora da água; tente acalmá-la e evite que ela o agarre;

. Retire a vítima da água de modo que o peito fique mais alto do que a cabeça;

. Fora da água, coloque a vítima deitada de lado, com a cabeça mais baixa que o corpo;

. Se a vítima apresentar ausência de pulso e pupilas dilatadas, inicie uma massagem cardíaca (ensinada na edição anterior);

. Aqueça a vítima com uma coberta ou com uma roupa seca e desloque-a para o hospital mais próximo.




 

 

 

Em todos os casos de emergência é preciso pedir ajuda profissional. Os procedimentos de primeiros socorros devem ser feitos enquanto o Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não chega.

 

 

 

 

 

 


Fonte: Hospital da Unimed com a enfermeira LUCIANE D’ORNELAS SOARES, 46, sendo 24 anos de profissão.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600