linda insta

Bela & Saudável Edição 73 - setembro de 2013

Por um BELO CORPO


A rotina incansável de quem luta para ter as curvas no lugar

Ela não anda, ela desfila. Ela é top, capa de revista...”. Não é só o MC Bola que canta esta música. Quem já não se lembrou dela quando viu uma linda mulher passar? É inevitável não olhar. Quem luta por um belo corpo atrai olhares, e isso as motiva a continuar dietas e rotinas puxadas de exercícios. Mas não é só a admiração que incentiva. Ganho de saúde e disposição estão no topo das justificativas para tanto empenho. Para elas, não existe tempo ruim, gripe e cansaço. Malhar faz parte da vida e é uma opção.
Segundo a educadora física e proprietária da Academia Saúde, Cláudia Dutra, 42, sendo 17 anos de profissão, uma rotina de exercícios físicos beneficia em vários aspectos, como a perda da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora o diabetes, diminui o colesterol total e aumenta o HLD, que é o colesterol bom. Outros benefícios, segundo Cláudia, também são notados, como a melhora na capacidade de lidar com problemas, ansiedade e estresse.
Mas, como em todas as coisas, a malhação tem seus limites e, se forem ultrapassados, os efeitos são graves, podendo causar lesões e fadiga muscular. Para perceber se estamos exagerando na dose, alguns sintomas, segundo a educadora física, são notáveis, como movimentos involuntários, lesões musculares, cansaço, dores no corpo e tremores.





Olhar para o espelho e não gostar do que vê é o dilema de muitas mulheres. Para dar um basta a isso, a cirurgiã-dentista CARLA BISCAGLIA, 33, decidiu, em 2006, que ia malhar e comer corretamente. “Algumas coisas me incomodavam no corpo e eu era completamente sedentária”, conta. Para mudar isso, ela começou a fazer musculação e se exercita cinco dias por semana. Já chegou a acordar bem cedo para malhar, às 6h30min da manhã, antes de ir para o trabalho.
Ela admite não ter uma fichinha de treino e faz os exercícios por conta própria, mas só a musculação não é suficiente e ela controla o cardápio também. Come a cada três horas, busca uma fonte de proteína em todas as refeições e dá preferência às carnes magras. Para ela, levantar peso e controlar a alimentação não é nenhum sacrifício. “No início é complicado, mas depois acostuma e o esforço se torna prazeroso porque se observa os resultados”, fala.

 

"Agora eu me olho no espelho e gosto do que vejo."
Carla



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faz pouco tempo que a cirurgiã-dentista VANESSA DA CRUZ MACHADO, 23, começou se dedicar com mais fervor para ter o corpo dos sonhos. Ela sempre gostou de malhar, mas a decisão de ter o corpo todo trabalhado veio a partir de maio deste ano. “Sempre me cuidei, mas resolvi fazer uma mudança radical e desde então comecei a levantar peso e tenho o acompanhamento de um nutricionista”, observa. Vanessa se alimenta de três em três horas, toma suplementos alimentares para ganhar massa muscular, não come carboidratos à noite, bebe dois litros de água por dia, come chia em jejum e aveia antes de dormir. No prato: saladas e carnes brancas, de preferência.
Dietas malucas ela nunca fez, mas tem o cuidado de comer uma batata doce uma hora antes do treino. Tudo isso ela faz para se sentir mais disposta, saudável e bonita. A dentista sempre comeu de tudo e mudar radicalmente não foi fácil. Para amenizar o desejo de comer guloseimas, ela estipulou seu Dia do Lixo. “A cada 15 dias, eu tenho meu Dia de Lixo, como de tudo o dia inteiro e mato as saudades das coisas que gosto”, ressalta. No mínimo três vezes por semana ela faz musculação na academia e até quando não está na cidade não abre mão desta rotina. Massagens modeladoras e corrente russa também são frequentes. Vanessa colocou prótese de silicone nos seios e agora está focada em definir melhor o abdômen. “Acredito que ainda falta muito para chegar onde desejo”, diz.


"A cada 15 dias tenho o meu dia do lixo e como de tudo."
Vanessa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi pela busca de um corpo mais saudável e resistente que a acadêmica de Direito KALLYNCA MELLO DE ASSIS, 23, decidiu se cuidar mais. Há dois anos ela mantém uma rotina de alimentação equilibrada e exercícios físicos. Segundo ela, a motivação foi pessoal e não importa se os suplementos tenham gosto ruim ou se está cansada. O importante é correr atrás do que se busca. Para manter as curvas, a estudante não toma refrigerante, não come frituras e tem uma alimentação rica em proteínas. “Carboidratos só se for de baixo índice glicêmico, inserindo grãos integrais que suprem mais o organismo nos mantendo por mais tempo saciados”, fala. Após os treinos pesados, Kallynca toma suplementos para auxiliar na recuperação muscular.
Para ela e para todas as nossas entrevistadas, treino pesado e alimentação regrada não são nenhum sacrifício, e sim uma opção. “Faço exercícios com satisfação, buscando saúde, e como reflexo vem uma boa aparência. Falando em cirurgias estéticas, apenas coloquei próteses de silicone nos seios”, fala. Segundo ela, o principal é se admirar, independente do que enxerga na frente do espelho, mas quando não estamos satisfeitos com a aparência é possível mudar com esforço e disciplina. “Estou sempre em busca da superação”, diz.

"O principal é nos admirarmos independente do que vemos no espelho."
Kallynca

 

 






 

 

 

 

“Eu gosto do meu corpo e mais que isso, aprendi a gostar de mim mesma”. É o que diz CHAIANE PEDROSO, 25, técnica em radiologia. Ela malha e cuida da alimentação desde o início de 2012, que foi quando deu um basta na comida fora de hora e com muitas calorias. “Eu estava morando em Porto Alegre e tinha uma academia no mesmo prédio onde eu morava. Não tive mais desculpas, era hora de traçar uma meta e começar”, observa.
Chaiane começou a se dedicar não só para se sentir mais bonita, mas também para ter mais disposição, saúde e autoestima. Todos os dias ela se exercita. Faz academia de três a cinco vezes por semana e nos finais de semana faz caminhada. “Os resultados que fui conquistando foram meu maior incentivo para continuar”, conta Chaiane, que é mãe da pequena Antonielli, de três anos.
Na alimentação, Chaiane não é muito rígida, come de tudo, mas com moderação. Trocou o pão branco pelo integral, bebe muita água e come bastante proteínas (carnes, peixes, clara de ovo, etc). Antes do treino, ela não dispensa a batata doce, que é uma fonte de vitamina e carboidrato que ajudam a dar energia.

"Faço academia de três a cinco vezes na semana, musculação, bike indoor, caminhadas e aula de abdominal localizada."
Chaiane





 

 

CORRIDA POR UM BELO CORPO


Diferente do sonho da maioria das mulheres, para elas não basta ser magra, é preciso ser sarada – termo usado para definir quem tem um corpo malhado. Mas essa não é uma tarefa fácil. Requer disciplina e sacrifícios, por certas vezes. Tudo encarado com naturalidade e bom humor. Afinal, segundo as quatro entrevistadas, o resultado diante do espelho compensa.





DIA DE LIXO –
Para ter um corpo malhado, é preciso seguir à risca uma rotina de dieta e exercícios. Entretanto, para que o prazer de comer não seja completamente abandonado, quem luta por um belo corpo se permite um dia, a cada período de tempo pré-definido, comer tudo o que tem vontade. É o chamado Dia de Lixo. Segundo a psicóloga Paula Gazzaneo Ayres, 27, o Dia de Lixo é como uma válvula de escape e até pode funcionar no sentido de não deixar a dieta rigorosa afetar no humor e no lado psicológico, mas é uma forma de contribuir para uma recaída na hora de voltar à dieta. Funciona só para quem está bem seguro e disciplinado.






OS SUPLEMENTOS


Na rotina dos que malham com disciplina estão os suplementos alimentares que realizam diversas funções. O proprietário da PowerXtreme, empresa especializada na venda desses produtos, Edimar Martins Gall, 31, selecionou os mais procurados:



 

Albumina – É um alimento à base de clara de ovo desidratada, proteína de alto valor biológico. É indicada para ser tomada após os exercícios, pois ajuda no crescimento e nutrição do músculo.
Whey Protein Isolate – Utilizado para o aumento da massa muscular, definição corporal e diminuição da fadiga muscular, ele favorece o ganho de força e otimização do sistema imunológico.
Creatina – Garante força e resistência.
R4:1 – É uma combinação de carboidrato e proteína que ajuda na recuperação do glicogênio muscular e na reconstrução dos músculos após os exercícios.

L-Carnitine – Age na queima de gordura, gerando energia para o funcionamento dos músculos durante os exercícios.



Créditos: Fotos: Alternativa Produtora
Calças legging: Kay Malhas






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600