linda insta

Bela & Saudável Edição 69 - maio de 2013

No quarto tempo


Pesquisas mostram que estamos vivendo mais. Mas como chegar à maturidade com saúde e disposição?

A expectativa de vida está aumentando e cada vez será mais frequente encontrar os representantes da quarta idade, acima dos 80 anos - o que faz reflexionar se estamos preparados para esta longevidade, ou seja, se é possível envelhecer com saúde e energia.

Cientistas atribuem que o que comanda o envelhecimento é o ambiente e o estilo de vida, e o que menos conta é a genética. Os idosos de hoje encontram a medicina mais avançada, têm acesso a internet, que serve tanto para entretenimento quanto para leitura e estudo, têm melhores recursos psicológicos e outras facilidades que o permitem viver mais ativamente.

Para chegar aos 80 anos, não há muitos segredos, desde que sigam a orientação dos médicos. Segundo o geriatra Dênis Nestor Pfeiff, 50, 24 anos de profissão, os cuidados devem começar na infância. “As crianças estão cada vez mais sedentárias e obesas. É importante desde cedo cuidar da alimentação e ter alguma atividade física. Cabe aos pais começarem a educação dos seus filhos para terem uma vida regrada em todos os sentidos”, diz.

Dênis lista os cuidados que devem ser tomados para que a quarta idade chegue com mais saúde.
. Ter uma alimentação saudável e rica em fibras. Beber muito líquido, comer frutas, saladas, carnes magras (preferencialmente peixe e frango). Evitar amido, doces e gorduras;
. Fazer atividades físicas, tais como caminhadas, andar de bicicleta, nadar e outras;
. Não fumar e não beber bebidas alcoólicas;
. Ter atividades de lazer, participar de viagens, grupos de terceira idade, etc. Elas trabalham a mente e reduzem a incidência de depressão;
. Visitar o médico regularmente para prevenir doenças e manter a saúde em dia;
. Fazer os exames básicos de hemograma, glicemia, perfil lipídico, função renal, tireoide, pesquisa sangue oculto nas fezes e estado nutricional;

O EXEMPLO –
Estas regras, ou pelo menos quase todas, são seguidas por SIMÃO SKLAR. Não é à toa que ele já comemorou 88 aniversários e está completamente de bem com a vida. Se preocupar com idade? Isto é coisa que ele não faz. Simão vive cada dia intensamente e se preocupa apenas em ser feliz. Mas qual o segredo de tanta disposição? Para ele, é simples: basta ser uma pessoa positiva e procurar sempre uma ocupação. “O que não pode é ficar parado”, diz. E parado ele não fica mesmo. No ano passado, ingressou na Ulbra/Cachoeira para cursar Direito e está adorando as aulas. “O estudo me renova. Aconselho a todos a estudarem e buscar atividades para fazer”, diz Sklar, que é pai de quatro filhos, um já falecido, tem nove netos e quatro bisnetos.



Simão: saúde e energia para dar e vender aos 88 anos




 

Xô, depressão


A depressão é uma doença comum entre os idosos. Segundo a psicóloga Mariângela Feldmann, 62, a depressão tem vários graus e os sintomas são a baixa autoestima, sentimento de culpa sem causa definida, exacerbada intolerância a perdas e frustrações, sentimento de perda do amor e permanente estado de que há algum desejo inalcançável.
Mariângela tem nove anos de profissão e uma das queixas mais frequentes que ela recebe dos idosos, além do sofrimento físico derivado de algumas doenças, é o abandono e a exclusão dos familiares. Segundo ela, a maneira correta de tratarmos um idoso é escutando-o, dando amparo, carinho e todo o respeito que eles merecem.  “Existem várias maneiras de demonstrar sentimentos. A de mais valia é externando por meio de palavras, atitudes e gestos. Também acolhê-los para oportunizá-los a ter uma vida feliz e com dignidade”, diz.



 

Nada de ficar parado


A ideia de uma velhice repleta de enfermidades e limitações já era. Os idosos hoje enchem as academias e mostram que atividade física não é privilégio da juventude. “Todos podem malhar e fazer algum tipo de exercício, desde que respeitem os limites do corpo”, diz a professora de Educação Física e proprietária da Academia Viva a Vida, Preta Sousa, 45.
A diferença de um idoso que malha para um que não malha é bastante relevante. “Nota-se pela disposição que eles têm. Algumas vezes eles chegam aqui deprimidos e sem vontade. Lá pela terceira aula já começam a dar risadas e se integrar ao grupo”, diz Preta Sousa.



Alunos da turma da terceira e quarta idade com a professora Preta

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frequentar a academia regularmente fez com que VERA TISCHLER COSTA, 74, dona de casa, superasse algumas dificuldades da vida. “Sinto-me muito melhor desde que comecei a vir aqui, é muito bom. Tive perdas significativas na minha vida e a malhação e o contato com o grupo me ajudam a superá-las”, diz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




O casal de aposentados FANNI, 76, e MIGUEL CAMILLO, 85, frequenta a academia desde que foi inaugurada, há 17 anos. Com muita disposição, Miguel brinca invertendo sua idade para 58, pois é assim que sente, jovem e bem disposto. “Exercício faz bem para a saúde e a convivência com o grupo é ótima, a gente faz excursão e passeia bastante”, diz. Fanni confessa que às vezes sente preguiça de ir, mas consegue superar e não desiste do exercício.

 






 

PALAVRA DE FISIOTERAPEUTA – A fisioterapia também é grande aliada na qualidade de vida dos idosos. Segundo o fisioterapeuta Mauricio Resende, 27, cinco anos de profissão, os idosos que fazem fisioterapia e exercícios frequentemente têm uma melhor qualidade de vida.
“A degeneração dos músculos acontece e não tem como evitar. Aos 50 anos, normalmente já se perdeu 5% do número de suas fibras musculares e 10% em seu tamanho. Aos 80 anos, a perda será de 35% no número de fibras e de 30% em seu tamanho”, diz o fisioterapeuta.
Estes números refletem no dia a dia. Nota-se a dificuldade de locomoção, aumento das quedas e perda da independência. Para amenizar os efeitos, procurar ajuda profissional é importante.
 


Maurício e sua paciente Olinda Motta Magalhães, 86 anos

 

 



 

 

 

 

 

 

Somos o que comemos


O que se come é também muito importante. À medida que as pessoas envelhecem, tudo que se põe na boca tem que ser bem pensado. A capacidade de queimar calorias não é a mesma.      
Segundo a nutricionista ANA LUIZA SANDER SCARPARO, 29, seis anos de profissão, o envelhecimento é considerado um processo natural do organismo, que faz parte do ciclo da vida, e está relacionado com os hábitos de vida.
Conforme Ana Luiza, para que os idosos tenham uma alimentação saudável, é importante seguir algumas recomendações. “Os cuidados devem ser não só para eles, mas para a família toda”, diz.

 

 

 

 

 




. Faça pelos menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches por dia. É importante não pular as refeições e mastigar bem os alimentos.
. Inclua diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, pães, massas, batata e mandioca) nas refeições.
. Coma pelo menos três porções de legumes, verduras e três porções ou mais de frutas.
. Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana.
. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes.
. Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
. Evite refrigerantes, sucos industrializados/artificiais, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas, doces e guloseimas.
. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
. Beba pelo menos dois litros de água por dia (seis a oito copos).

 




 

Sempre belo

 

Cuidar da aparência e um pouquinho de vaidade fazem bem para o corpo e para alma. Pensando nisto, a Natuderme lançou produtos exclusivos para atender a quarta idade. “É possível manter a aparência jovial por mais tempo com auxílio de cosméticos”, diz Marília Holweg, 53, farmacêutica e proprietária da Natuderme.
. Corpo: use sabonetes líquidos e produtos que proporcionem uma hidratação reparadora intensa, através da combinação de ativos hidratantes e emolientes.
. Rosto: use produtos para fazer a hidratação intensa e reparadora. Estimule a produção de colágeno para melhorar a firmeza, textura, elasticidade e luminosidade da pele.
. Manchas: use produtos para o tratamento de manchas senis que surgem nas áreas expostas ao sol, como face, dorso das mãos e antebraços.
. Filtro solar: em todas as idades, é imprescindível o uso de protetor solar, que pode conter ativos anti-idade e clareadores.
. Cabelos: com o avanço da idade, os cabelos diminuem em densidade e volume e a sua queda aumenta, principalmente após os 50 anos. Xampu antiqueda, tônico capilar, xampu reconstrutor, máscara reconstrutora e ampolas para reconstrução e brilho capilar são alguns exemplos de produtos que podem ser utilizados.



 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600