Expresso EDIÇÃO 48 - JUNHO 2011

TOQUES


Como turbinar o cérebro

Desafie sua mente
Resolver sudoku, fazer palavras-cruzadas ou montar quebra-cabeça ativam o lado direito do cérebro, área que estimula o pensamento criativo.
 
Rabisque à toa
A estratégia ajuda a manter o cérebro ligado, permitindo que ele registre com mais facilidade o que você ouve – mesmo que o assunto seja chato ou cheio de detalhes.
 
Resolva problemas cochilando
Tirar uma soneca ao se deparar com uma situação difícil ajuda a resolvê-la mais rápido depois. Isso porque durante o sono leve, o cérebro consegue desfazer os nós e pensar de forma mais clara e criativa.
 
Cérebro saudável com vitamina D
Quem ingere vitamina D ou toma 15 minutos de sol diariamente tem raciocínio mais rápido.
 
Seja mais eficiente mascando chiclete

Pessoas que têm o hábito de mastigar chiclete com frequência executam as tarefas duas vezes mais rápido e de forma mais precisa. O ato da mastigação aumenta o estado de alerta e baixa o nível de estresse.
 
Tome decisões com facilidade praticando exercícios
Pessoas que caminham, andam de bicicleta ou dançam por 15 minutos diários têm o cérebro maior e mais pesado do que as pessoas que não se exercitam fisicamente. Isso porque o tecido cerebral extra se acumula justamente nas áreas que controlam a habilidade de tomar decisões, planejar e estabelecer metas.
 
Evite os brancos comendo peixe
Os ácidos graxos ômega-3 encontrados nas sardinhas e nos peixes de água fria melhoram a memória de curto prazo em até 50%. Como funciona? Essas substâncias fortalecem as células cerebrais, turbinando a capacidade de lembrar de dados e fatos.





DICA


Para limpar os vidros, use cera automotiva. Assim, além do brilho, as gotas de chuva escorrerão sem secar no vidro e por isso não deixarão manchas.
















FRASE


"Deixe o seu sorriso mudar o mundo, mas não deixe o mundo mudar seu sorriso”
Demi Lovato, cantora e atriz.












Li e recomendo


Rose Mary Trombini Caldas

52, psicóloga

Título
“Múltipla escolha”

Autor
Lya Luft

“A autora pondera sobre mitos enganosos de nossa cultura que dificultam nossa tarefa existencial, abafam a angústia e disfarçam a futilidade do nosso dia-a-dia. Fala da busca da eterna juventude, da busca por estar entre os melhores, de sermos invejadas e aplaudidas. A grande lição é que somos o resultado de nossas próprias decisões”.



Vi e recomendo

André Bessow
29, advogado

Título
“Wall Street - O dinheiro nunca dorme”

Diretor
Oliver Stone

“Um operador novato de Wall Street se aproxima do pai de sua namorada, um experiente corretor que acaba de sair da cadeia, para pedir conselhos e descobre que o futuro sogro não é confiável. O filme mostra uma versão crua dos corretores da Bolsa de Valores norte-americana, que vivem em um mundo de poder, ganância e, claro, especulações”.





Para sempre


2011 Elis Regina Bello

Ela que foi Rainha Estudantil de Cachoeira do Sul e trabalhou na antiga Rede Pampa e no Jornal do Povo como repórter, hoje, aos 38 anos, se dedica ao ramo imobiliário – tarefa que lhe rende o reconhecimento nas ruas, já que está sempre em contato com o público. Casada há nove anos com o advogado Felipe Calvett, 28, e mãe da estudante universitária Verônica Betat, 17, ela ainda se dedica ao Rotary Club e também participou ao lado do marido da organização da Comenda do Arroz 2011.


1989 Elis Regina Bello




MEUS ENDEREÇOS

Gastronomia – Em Cachoeira: El Fogon pelo ambiente agradável e a qualidade dos produtos e serviços. Churrascaria Na Brasa e Barranco em Porto Alegre.

Viagem –
Todas as viagens são marcantes, mas posso citar o Rio de Janeiro por suas belezas naturais, Argentina pela gastronomia e cultura, Dubai também por causa da grandeza de suas construções e os diferentes costumes de seu povo.

Moda –
Nenhum local específico.

Lazer – Gosto de assistir aos jogos do meu time e sempre quando posso vou ao Beira Rio. Também aprecio viajar para conhecer novos lugares e praticar esportes.

Descanso – Na praia curtindo a brisa do mar e em casa no aconchego do lar.

Givago Martin de Souza, 25, administrador





POR ONDE ANDA


Cristiane Strassburger

Formada em Administração de Empresas, em 1995, Cristiane foi buscar uma colocação no mercado de trabalho em Porto Alegre. Por lá, conheceu seu marido, Alexandre Aggens com quem subiu ao altar em 2002. Hoje aos 38 anos e morando em Canoas, Cristiane dedica-se ao cuidado dos três filhos – Gustavo, 6, Gabriel, 4, e Felipe, 1 ano e 3 meses. “Trabalhei em grandes empresas na área administrativa. Depois comecei a administrar meus próprios negócios: quiosques de acessórios em shoppings e por último uma loja infantil. Hoje estou só cuidando dos meus meninos”, conta. Periodicamente ela vem visitar os pais e familiares que seguem residindo em Cachoeira.







MODA

Lenços podem ser um grande help na hora de escolher um acessório para animar uma roupa, desde que amarrados do jeito certo.
 
Sugestões para o uso atualizado dos lenços e echarpes:
. Misture texturas: lenços de seda ou bordados com roupas de algodão.
. Para este inverno, echarpes longas bem leves para dar uma volta no pescoço e uma outra volta com nó solto caindo na frente.
. Para os dias frios, as melhores echarpes são as longas e bem macias, sejam elas de lã ou algodão.
                                                                 
Alguns jeitos de não usar lenços neste inverno:
. Não dobre ao meio um lenço quadrado para formar um triangulo e  depois jogá-lo nas costas, como se fosse um xale.
. Também não pendure de um lado só dos ombros, como se estivesse usando a metade de um poncho.
. Esqueça a péssima ideia de usá-lo como uma gravata de homem.
. Guarde por um tempo o lenço de algodão bordado do tipo palestino que foi moda há alguns invernos.





JÁ PENSOU?

Quartos de adolescentes devem ser divertidos, certo? Aqui, dois elementos traduzem isso ao ambiente: o nome da garota em cima da cama e a cabeceira, feita com uma chapa metálica. O elemento barato e simpático pode ser usado como um mural de fotos e recados.










BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601