Expresso EDIÇÃO 43 - DEZEMBRO 2010

Etiqueta nas festas em família


Aprenda a driblar situações embaraçosas que podem acontecer nas celebrações familiares

Chega de fofoca

Querendo ou não, em toda roda familiar rola uma fofoca. Mas o que fazer quando as mais polêmicas vêm à tona e os envolvidos tentam discuti-las? Gentilmente sugira resolver a situação em outro momento e se afaste de quem insiste em tumultuar a festa. Se nem isso resolver, há outra solução: a pessoa mais velha da família ou a anfitriã deve tomar a frente da situação e deixar claro que não admite tal atitude.
 
Esqueça o dinheiro
Dívida financeira entre parentes é outro problemão. Se a pessoa (que deve ou que emprestou) bebeu um pouco a mais a situação piora. Caso alguém comece a arrumar confusão, discretamente aproxime-se e explique, com calma, que aquele momento não é o ideal para solucionar a questão. Não é a hora de se lavar roupa suja.
 
Mooooooleque!

Sempre tem aquele sobrinho ou neto que não para quieto e, não raro, destrói alguma coisa. Se essa criança for seu filho, peça desculpas à dona da casa e mostre-se disposta a repor o item destruído. Caso você seja a anfitriã, entenda que isso acontece e que a criança não agiu intencionalmente. 
 
Brigas na mesa
O horário acertado para iniciar a ceia pode gerar conflitos. Crianças e idosos, em geral, não conseguem esperar a meia-noite para comer. Para eles, sirva uma pré-ceia no horário costumeiro do jantar.
 
Lembrancinhas
A questão dos presentes é sempre uma dúvida. Recomenda-se levar agrados para os anfitriões - já para os outros convidados, a opção é de cada um. Caso você queira dar algo apenas para algumas pessoas, faça isso num canto reservado.





DICA


Panela limpa

Para tirar as manchas amareladas da panela depois de uma fritura, ensaboe a parte manchada e deixe esquentar no fogão. Depois, passe uma palha de aço enquanto a panela ainda estiver quente.








FRASE


"Não gosto dessa coisa de geração saúde, essas paranoias. Gosto de ser livre. Essa ditadura de alimentação saudável, ah, que encheção de saco.”
Alessandra Negrini, atriz





Li e recomendo

Izadora Peres
14, estudante

Título
"Sushi"

Autor
Marian Keyes

“Trata-se de um livro que relaciona a busca da felicidade com a solução de problemas. A história tem três personagens totalmente verossímeis. O livro ensina que, quando deixamos as coisas ferverem, mais cedo ou mais tarde elas vão explodir. Vale a pena conferir!”



Vi e recomendo

Alexandre Glashorester

27, comerciário

Título
“À espera de um milagre”

Diretor
Frank Darabont

“Conta a história de um homem negro que foi preso injustamente. Com o passar do tempo foi descoberto que ele possuía o poder de curar doenças. Mesmo assim foi condenado à morte. O filme passa uma mensagem de que nunca devemos julgar as pessoas sem conhecê-las”.




Para sempre


2010 - Jovana Gonçalves de Melo

Formada em Belas Artes pela Esasc, Jovana aproveitou o talento e os ensinamentos da faculdade para junto com as irmãs Adelita de Melo Penha e Guilhermina de Melo Siqueira dedicar-se à loja de decorações e animações de festas infantis, a Jô Big Festas. Desde 2003 ela quem dá o tom e a diversão em alguns eventos da cidade e já planeja crescer
inaugurando um salão de festas junto à empresa. Casada com Rodrigo Soldo, Jovana divide seu tempo com o filho João Guilherme que com apenas quatro anos adora acompanhá-la e ajudar nas decorações.


1996 - Jovana Gonçalves de Melo




MEUS ENDEREÇOS

Gastronomia – De dia, os pratos do chef Dioclécio, na SRB, pela qualidade e variedade de seus frutos-do-mar. De noite o El Fogon, devido ao ambiente sofisticado e qualidade das carnes.
 
Viagem – Tenho muita preferência pelos destinos europeus, principalmente pela beleza das cidades e pela cultura local.
 
Moda – San Marco, pela qualidade dos produtos e excelente atendimento.
 
Lazer –
Gosto de visitar o Rio Jacuí, que é um dos cartões de visita de nossa cidade onde se pode desenvolver diversos esportes aquáticos, inclusive o remo olímpico na sede do GNT.
 
Descanso –
Gosto de ficar em casa, ler um bom livro, ouvir música, realizar consertos domésticos ou inventar algo na cozinha.

João Alfredo Scheidt, 32, médico






POR ONDE ANDA

Muriel de Carvalho Plautz


Há três anos e nove meses, Muriel saiu de Cachoeira do Sul rumo a Brasília para atuar como assistente da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer. Por lá, Muriel já está escrevendo seu nome na história do esporte. Ela que é formada em Educação Física pela Ulbra/Cachoeira traz em seu currículo profissional a atuação nos Jogos Panamericanos de 2007 e em jogos indígenas, como a Aldeia Mapuera 2008 e também o X Jogos dos Povos Indígenas, realizado no final de 2009, ambos no Pará. Aos 25 anos, Muriel tem vontade de algum dia voltar a morar no Rio Grande do Sul. A cada três meses ela vem a Cachoeira para visitar a família e os amigos.






MODA

Os óculos gatinhos são hit do verão. O modelo dos anos 50 voltou com uma versão atualizada com armação maior, mais leve e colorida, assim como as lentes. Os gatinhos ficam ótimos em mulheres de rosto mais fino, alongado, pequeno e delicado. Em pessoas mais altas, devem acompanhar as proporções e terem armações maiores.  Para quem tem maçãs mais avantajadas, a recomendação é verificar se o modelo acomoda bem e não marca ou machuca a pele do local.






JÁ PENSOU?

Quer dar um ar retrô ao seu jardim? Prenda uma grade antiga de ferro na parede. Ela será o suporte para seus vasinhos de plantas - que, na foto, são de latão.






AGENDA
Programe-se para dezembro

Dia 10 - Abertura da temporada de piscinas do Clube Subtenentes e Sargentos
Dia 11 - Abertura da temporada de piscinas e Baile do Chopp com a Banda Guarujá na Sociedade Rio Branco
Dia 24 - Festa + de Natal na Sociedade Rio Branco
Dia 31 - Festa + de ano novo na Sociedade Rio Branco





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601