Expresso EDIÇÃO 41 - OUTUBRO 2010

TOQUES


A maneira correta de se portar nos hospitais

Você sabe como agir ao visitar um parente ou amigo hospitalizado? O nascimento de um filho, um parente doente ou até mesmo uma cirurgia de emergência podem levar qualquer pessoa a enfrentar esse ambiente, que tem regras e condutas próprias. Por isso, mais do que silêncio,  hospital exige etiqueta.



. É muito chato ter alguém de cerimônia vendo você despenteado e de pijama tomar sopinha numa cama! O ideal é que você visite um parente ou alguém muito próximo.
 
.
Revistas, flores, chocolates, biscoitos e coisas que possam ser úteis ou simpáticas para o paciente, e até mesmo para o acompanhante, são bem-vindos na hora de dar um presente.
 
. A visita deve ser curta. Nunca além de meia hora.
 
. Cuidado com o que dirá ao paciente. Conhece o ditado: não se fala de corda em casa de enforcado? Pois então, não conte quantas pessoas morreram ou tiveram curas difíceis por terem pego a mesma doença do hospitalizado.
 
. Evite ao máximo levar crianças durante uma visita. Elas acabam tumultuando, fazendo barulho e desviam a atenção do doente que está sendo visitado. Caso não tenha com quem as deixar, faça sua visita terminar em 15 minutos no máximo.

. Não há problema em ligar para o quarto do paciente, pois caso ele não queira receber ligações, o hospital se encarrega de bloquear o telefone.





DICA


O zíper trancou? Então esfregue sabão, uma ponta de lápis ou uma vela sobre os dentes do fecho. O sabão, o grafite e a parafina são excelentes lubrificantes.











FRASE

"Posso não ter bunda empinada e peitinho durinho, mas tenho muita coisa a oferecer."

Cláudia Jimenez, atriz






Li e recomendo


Edson Roberto das Neves Junior
31, corretor de imóveis


Título
“Abusado – O Dono do Morro Dona Marta” 
Autor

Caco Barcellos


“Trata-se de um livro investigativo jornalístico onde o autor narra a biografia de um dos maiores traficantes cariocas. O livro faz uma interface entre policiais e traficantes que são algozes e salvadores da comunidade local. A história nos remete a diferentes interpretações e como a sociedade brasileira atua na formação de grandes criminosos”.



Vi e recomendo


Kelly Lima
32, bacharel em Direito e agente de turismo  


Título
Meu nome não é Johnny
Diretor
Mauro Lima



“Sua história revela sonhos e dramas comuns a toda juventude. Carismático e popular, João viveu intensamente, com muita liberdade até que conheceu o universo das drogas. O mais importante da história é a forma como isso aconteceu, de forma inconsequente. É um filme ao mesmo tempo cômico e dramático. Faz rir, mas também pensar. Bom para dar um exemplo às futuras gerações”.


Para sempre


2010 - Valéria Morari

Valéria que hoje dedica-se à profissão de oficial de Justiça já ostentou a faixa de Rainha das Piscinas de São Borja, sua cidade natal, e também o título de Garota Verão do município, concurso em que ela chegou até a final em Capão da Canoa. Por motivos profissionais, ela está em Cachoeira do Sul e garante não querer ir embora daqui. Casada com o empresário Luciano Aires Pacheco, agora é a vez dela acompanhar a filha Nathália Dornelles, 15, Broto Cachoeira do Sul 2009 nos concursos de beleza. Valéria também é mãe do João, 22, que está morando em Curitiba onde dedica-se aos estudos para seguir carreira de diplomata.



1986 - Valéria Morari



MEUS ENDEREÇOS

Gastronomia – Quando vou à Europa gosto de ir aos cafés e bistrôs dos Champs Elysées em Paris pela descontração e alegria de seus frequentadores.

Viagem – Fui ano passado ao Cairo, no Egito, e me impressionei muito com as três grandes pirâmides de Quéops, Quefren e Miquerinos.

Moda – Em Roma e Itália na via Del Corso e no Porta Portesi há excelentes lojas de marcas de roupas e calçados, como Valentino e D&G.

Lazer – Como trabalho e me divirto com aviação, não poderia deixar de citar a maior feira aeronáutica do mundo, todo ano em Oshkosh (EUA). Em sete dias de evento vemos os melhores shows de acrobacia do mundo.

Descanso – A praia de Varadero, na ilha de Cuba, por causa do azul e calor inigualável do mar do Caribe.


Pelópidas Bernardi, 40, empresário e advogado





POR ONDE ANDA

Muriel Rohde

Há oito anos, Muriel reside no Rio de Janeiro, onde atua como assessora de imprensa no núcleo de política da empresa FSB Comunicações, a maior agência de comunicação do Brasil. Formada em jornalismo pela PUC/Porto Alegre, Muriel coordena a comunicação nacional do Governo do Espírito Santo. Em sua trajetória profissional, a cachoeirense já se destacou em diversas empresas, como a TV Globo e também com trabalho em uma agência na área cultural, onde atendia artistas globais como a Renata Sorrah, Diogo Vilela, Júlia Lemertz e Claudia Raia. Aos 36 anos, Muriel pretende seguir morando no Rio de Janeiro, retornando a Cachoeira do Sul pelo menos uma vez ao ano para visitar a família que segue residindo aqui.





MODA

Foi só Jacques Leclair, personagem na novela Ti-Ti-Ti, aparecer com um lencinho amarrado no pescoço que muitos querem saber se podem ou devem imitar a produção. De acordo com Glória Kalil essa amarração não é para ser levada a sério: é mais uma gracinha fashion da figurista da novela. Homens clássicos usam cachecóis de lã enrolados no pescoço quando faz frio. Cores favoritas: preto, marinho, cinza e camelo. Os homens modernos são mais livres para fazer um look diferente e podem usar os lenços como bem entenderem - enrolados várias vezes, um grande triângulo amarrado no pescoço, lisos, estampados...





JÁ PENSOU?

Seria uma simples prateleira de madeira, não fosse o apoio. Ele é feito com uma cruzeta retirada do poste de iluminação de uma fazenda antiga.





AGENDA
Programe-se para outubro

Dia 11 - Festa de aniversário do Clube de Subtenentes e Sargentos
Dia 12 - Pandorgas no Céu, no Aeroclube
Dia 16 - Jantar do Aviador, no Aeroclube
Dia 17 - A Praça é Nossa, na Praça José Bonifácio
Dia 17 - Glamour Baby, na SRB
Dia 20 - Jantar-bingo da Casa da Amizade, na Associação dos Contabilistas





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601