Expresso EDIÇÃO 26 - JUNHO 2009

Toques


Dicas para dormir melhor

 

Saiba como repor as energias mesmo sem tempo para cumprir as tais oito horas de sono exigidas pelo corpo

 

. Sem soneca – Esqueça a soneca após o almoço ou final de tarde. Vá para a cama só à noite.
. Os proibidos à noite – Café, chocolate, refrigerantes à base de cola, guaraná e chá preto são ricos em cafeína, substância que promove efeito estimulante capaz de agir no organismo por até sete horas e meia.
. Barriga vazia – Não se empanturre de comida antes de deitar. Barriga cheia dificulta a respiração e o sono.
. Exercício na hora certa – Se você faz atividades físicas à noite, pratique-as até três horas antes de dormir. O exercício estimula o cérebro e dificulta o sono.
. Banana e leite – Antes de dormir, coma uma banana, a fruta estimula a produção de seretonina (substância sedativa). Um copo de leite morno tem o mesmo efeito, pois é rico em substâncias que promovem a sensação de bem-estar.
. Do banho para a cama – Tomar uma chuveirada antes de dormir ajuda o corpo a relaxar, preparando o sono. Invista na água em temperatura ambiente. Ducha quente demais ou fria desperta.
. Cabeça leve – Quinze minutos antes de se deitar procure trocar as preocupações cotidianas por pensamentos relaxantes.
. Não trabalhe na cama – Se você leva trabalho e comida para a cama, abandone o hábito. O corpo pode reconhecer o ambiente como um local de estresse.
. Cultura do bem – Filme, livro de aventura ou terror são estimulantes. Opte por trama suave ao deitar.
. Pontos luminosos – Durma em ambientes escuros, pois a claridade atrapalha a qualidade do sono. Se os pontos luminosos, como relógios digitais, o incomodarem procure vedá-los.



 


DICA


Bolo amanhecido


Se o bolo fofinho de ontem está sequíssimo hoje, umedeça-o com um pouco de leite. Depois leve ao forno micro-ondas por um minuto. A guloseima sairá macia e saborosa novamente.




 


FRASE


"No meu guarda-roupa, promovo a lei da renovação: se entrar uma peça, sai outra. Mas é claro, há coisas que são para sempre."


Giovanna Antonelli, atriz, garantindo que tem um armário enxuto

 





Li e recomendo


Majara Florence
29, autônoma


Título
“Treinando gerentes para o futuro”
Autor

Edela Lanzer Pereira de Souza

 


“É um livro que destina-se a treinadores da área comportamental, mas que vale a pena ser lido por todos que desejam compreender um pouco mais das atitudes dos seres humanos dentro de organizações. Ele mostra a importância da valorização do método participativo, da experiência, trabalho em equipe, observação do processo de desenvolvimento pessoal e criatividade. Enfim, só tem a acrescentar para quem deseja crescimento profissional”.



Vi e recomendo


Gibran Mahmud
34, empresário


Título
“O leitor”
Diretor
Stephen Daldry



“Esse filme conta a história de Michael, um rapaz de 15 anos que se envolve com uma mulher 21 anos mais velha. Eles vivem um caso amoroso até que ela desaparece sem deixar pistas. Sete anos depois, Michael, agora estudante de Direito, é convidado a tomar parte de um julgamento contra os criminosos do regime nazista. Então ele descobre que sua antiga amante é uma das acusadas pelos crimes. É muito interessante, pois aborda situações de convivências pessoais, que faz entender o que passa pela cabeça das pessoas”.



 Para sempre




Maria Juraci Rodrigues Wrasse


Natural de Cachoeira do Sul e conhecida por sua atuação no comércio da cidade, Juraci mesmo aposentada há 25 anos não deixou de se dedicar aos cuidados com sua empresa, a Wald Móveis. Hoje, aos 76 anos, trabalha ao lado da filha Fernanda, 32. A empresária ainda é mãe de Carla, 46, Claudia, 45, Carlos Eduardo, 43 e Cristiane, 34.



1953 - Maria Juraci Rodrigues




MEUS ENDEREÇOS

Gastronomia: em Cachoeira, o Café da Praça, pelo carinho com os clientes. Em Porto Alegre gosto muito do Villa Amalfi, restaurante italiano de massas, pastas e ótimos vinhos.

Viagem: Buenos Aires, pela estrutura e cafés que tem a cara do inverno. Lá as pessoas são muito educadas, a verdadeira Paris da América Latina.

Moda: Attitude e Inttimação são as lojas onde gosto de comprar. Eu uso o que me sinto bem, meu estilo é tradicional, adoro bijuterias e batom clarinho.

Lazer: no campus da Ulbra, onde eu e meu marido Rogério gostamos de curtir uma tarde de sol e levar nosso filho Arthur para aprender a andar de bicicleta.

Descanso: Nova Tramandaí. Há 25 anos tenho casa lá e sempre que posso vou com minha família. Nos finais de semana descanso lendo um livro ou assistindo um filme.



Luciane Barreto Bortowski
35, defensora pública





POR ONDE ANDA

Tadeu Guiliani

Famoso na década de 80 em Cachoeira por seu estúdio fotográfico, o Tadeu Fotos, Tadeu Giuliani está morando em Maceió (AL), onde possui uma pousada na praia de Ponta Vermelha. Fotógrafo renomado, ele trouxe para Cachoeira tecnologias em fotografia colorida e vídeo, instalou aqui a primeira locadora de vídeos, fotografou casamentos, eventos como a Fenarroz e foi colaborador do Jornal do Povo. A mudança aconteceu há cerca de 20 anos, quando ele começou a fazer fotos industriais e foi convidado para trabalhar no Nordeste para fotografar grandes empresas como a Petrobras, construtoras e imobiliárias.





MODA

Meia-calça no inverno
Ela passou por algumas transformações e hoje aparece como uma peça versátil. Fina, grossa, colorida, cor da pele ou não. É possível encontrar de todos os jeitos. A aposta para essa temporada são as meias coloridas e com xadrez. Use com tailler liso ou vestido preto básico.




JÁ PENSOU?

Você vai a um churrasco e sente aquela dor de cabeça ou, pior, exagera na bebida e vem o mal estar. Passar por situações de emergência é normal e nada melhor do que ter algum recurso à mão na hora do aperto. Pensando nisso, alguns anfitriões mais cuidadosos já estão criando uma gaveta SOS no lavabo. Reserve um espaço com uma etiqueta no puxador para absorventes, batom, creme para as mãos e remédios. Na hora do sufoco seus convidados vão se sentir aliviados em poder correr para lá e buscar o que precisam de forma discreta.



AGENDA
Programação para junho

Dia 6 - 3° Jantar sabor ao mel, arroz e nozes,
no CTG José Bonifácio Gomes

Dia 12 - Festa + com o grupo Sereno, na SRB

Dia 20 - Glamour Girl, na SRB. Promoção da
Liga Feminina de Combate ao Câncer

Dia 28 - Show Grupo Tholl, no Arrozão. Promoção do Jornal do Povo





BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601