Expresso EDIÇÃO 24 - ABRIL 2009

TOQUES


Aula de etiqueta

Dicas para não fazer feio em ocasiões especiais

 

. Situação formal

Um almoço costuma ser mais informal, já um jantar, por exemplo, exige algumas formalidades, principalmente após as 20h. O primeiro passo para não errar é a pontualidade. Para os cumprimentos, o correto é dar a mão, beijo só se tiver intimidade com a pessoa.

 

. Acerte no figurino

Em um jantar formal, a mulher pode brilhar com uma maquiagem mais forte, acessórios e salto alto.

 

. Guardanapo

Nessas situações esqueça os guardanapos de papel. Eles servem no máximo para que a mulher retire o excesso de batom. Os guardanapos de pano servem para secar a boca e ficar no colo da pessoa. É deselegante deixar manchas no tecido.

 

. Copos e talheres

O  segredo é usar os talheres de fora para dentro, na ordem que estão sobre a mesa. Ao cortar os alimentos, coloque a faca na mão direita, apóie-a no prato e faça a troca de mãos para se servir. O copo deve ficar à direita, pois por esse lado o garçom não serve. Use primeiro o cálice de vinho branco, que é o menor, depois o médio para vinho tinto e deixe o maior para água. Refrigerante ou suco pode ser bebido no copo de vinho tinto, assim como o vinho rosê.

 

. Estilo do jantar

À francesa: as pessoas ficam à mesa e são servidas pelo garçom. O anfitrião deve ser o último a ser servido. Se o grupo for pequeno, todos devem esperá-lo começarem a comer.

À americana: os convidados se servem no aparador e se sentam em mesas menores. Para facilitar, no jantar americano deve ser oferecido um prato só ou algo que não seja preciso cortar.



 


DICA


Fatias perfeitas
. Antes de tirar o bolo da forma, polvilhe o prato que vai recebê-lo com açúcar de confeiteiro. Assim, você evita que ele grude e garante fatias perfeitas.





 

 

FRASE


"Não penso em aposentadoria. Quem tem projeto não envelhece. Não deixo minha idade me alcançar."

Renato Aragão, 74 anos, humorista








Li e recomendo


Neida Rodrigues, 37
Empresária


Título
“O vendedor de sonhos”
Autor

Augusto Cury

 


“O livro é recheado de histórias protagonizadas por um homem que se diz vendedor de sonhos. Ninguém sabe seu nome, sua história ou sua origem. A única coisa que ele deseja que as pessoas entendam é que seu intuito é salvar o mundo e toda sociedade moderna do cárcere da rotina. O intuito do autor ao escrever este livro é instigar os leitores a buscar uma nova maneira de viver, livre de preconceitos, de rótulos e de estagnação”.



Vi e recomendo


Leandro Wilke, 28
Engenheiro de produção


Título
“A procura da felicidade”
Diretor
Gabriele Muccino



“O filme conta a história de um homem que torna-se estagiário, sem remuneração, na esperança de ser futuramente contratado. Porém ele enfrenta vários problemas financeiros, que fazem com que ele e seu filho de 5 anos sejam despejados e passem necessidades. A obra retrata que independente das circunstâncias, nenhum dinheiro no mundo pode vencer as barreiras da integridade e dos bens morais”.

 

 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601