Expresso EDIÇÃO 12 - ABRIL 2008

Vencendo a timidez


Sete conselhos para ajudar profissionais tímidos

 

A timidez encontra-se entre os maiores entraves para a obtenção de bons empregos, recrutamento de talentos, conquista de clientes e prospecção de investidores. Confira sete atitudes que os tímidos devem adotar para vencer esse problema:


1. Comece pequeno - Se a idéia de fazer contatos com estranhos o aterroriza, abra a estratégia com pessoas próximas, como familiares, amigos ou ex-colegas.


2. Seja você mesmo - Ninguém precisa ser expansivo para fazer contatos. Agir com naturalidade é a chave nos relacionamentos sociais. Não tente fingir o que você não é.


3. Não fique no seu canto - Os introvertidos têm a tendência de passar o tempo com o próprio grupinho e assim perdem oportunidades de se apresentar para outros profissionais.


4. Lição de casa - Se você fica paralisado na hora de entabular uma conversa em eventos sociais, prepare com antecedência algumas perguntas.


5. Faça o "pós-venda" - Depois de fazer contatos, não esqueça de mantê-los. Isso pode ser feito com um e-mail, telefonema e a indicação de um link para um artigo seu on-line.


6. Sem medo de ser feliz - O temor à rejeição quase sempre é infundado. Depois de vencê-lo, fica mais fácil fazer uma ligação telefônica ou interpelar uma pessoa estranha.


7. Consulte um terapeuta - A ajuda de um profissional é valiosa para os que não conseguem "se abrir". Isso nos ajuda a entender por que somos tão tímidos. É uma ferramenta de mudança.



 

DICAS


Você acha ou tem certeza?


Um truque para manter a auto-estima inabalável numa reunião com poderosos ou na conversa com colegas é evitar começar frases com “eu acho”. Esse verbo aparentemente inofensivo (e que exime você da responsabilidade pelo que vai dizer), faz com que perca a credibilidade. As palavras que escolhemos têm um papel determinante na forma como aumentamos ou diminuímos a confiança em nós mesmos, avisa a autora do livro “Seja dono do seu nariz”, Cheryl Richardson.



 

FRASE

"Vista-se para você mesma e não para os outros. Isso significa escolher uma lingerie bacana – que só você sabe que está por baixo da roupa que todo mundo vê. Você vai se sentir muito mais linda."

Ângela Chinelli, estilista da Verve




 

 

 

Li e recomendo


Leatriz Hoffmann Voigt
Professora


Título
“O mundo é plano” 
Autor

Thomas Friedman


“Esse livro analisa a globalização com seus êxitos e opositores. Fatos como o ataque ao World Trade Center e o ingresso da China e outros países na cadeia global de fornecimento de produtos são abordados como parte do achatamento do mundo. É uma leitura que possibilita a compreensão do cenário global e seu significado para países, empresas e comunidades.”



Vi e recomendo


Mário Ilha
Ator e produtor cultural


Título
“Má educação”
Diretor
Pedro Almodóvar



“Recomendo por ser um filme que foge dos padrões mascarados de Hollywood, onde Almodóvar penetra visceralmente no cotidiano humano. Em "Má educação", o diretor expõe o âmago da psique humana revelando os transtornos psicológicos, lembranças, afrontas sexuais dos personagens e medos do próprio destino. Vale muito a pena conferir”.






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601