linda insta

Reportagens Edição 130 - novembro de 2018

Arte em ATAQUE


Cachoeira é referência estadual no jiu-jitsu

Desenvolvido no Japão por volta do Século 16, o jiu-jitsu é uma arte marcial que surgiu como um método de defesa empregado pelos samurais. Traduzida como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, em referência ao caráter e filosofia baseados no equilíbrio e no controle do corpo e da mente, a técnica ganhou novos rumos e se espalhou pelo mundo.

Há 30 anos no esporte, o professor Marlon Carreon, 41, fundou a academia BlackHawk Velha Guarda na cidade em 2015 com a esposa, Catiele Castro (29).

Entre os alunos encontram-se 20 competidores, sendo 10 deles campeões gaúchos de jiu-jitsu na Copa Prime, Elite Pro Open, Abu Dhabi Gramado e Copa Pedro e Paulo.



“O meu maior objetivo é a prática da luta como filosofia de vida e, principalmente, transmitir o conhecimento às pessoas, melhorando, assim, as suas qualidades de vida”. Marlon Carreon, professor de jiu-jitsu

 

 

 

OS BENEFÍCIOS

. Desenvolvimento do condicionamento físico (perda de peso e definição corporal)
. Melhora da capacidade cardiovascular, dos reflexos e da autoconfiança
. Diminuição do estresse e aumento do bem-estar
Fonte: Marlon Carreon


SISTEMA DE GRADUAÇÃO

O jiu-jitsu concede graus aos alunos para marcar o tempo de prática dentro de cada cor de faixa, dividindo-se em cinco: branca, azul, roxa, marrom e preta. Conforme Carreon, o praticante fica de dois a três anos em cada faixa e leva de oito a 12 anos para atingir a faixa preta.


COMO PARTICIPAR


Procure uma academia registrada na Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) com professor (faixa preta) qualificado e registrado e adquira uma peça quimono para a prática de jiu-jitsu. O esporte exige do praticante dedicação e força de vontade.



CAMPEÃO DE JIU-JITSU

Após um período interrupto de atividade física, Gerson Filipe Lopes Ribeiro (Karatê), 30, supervisor técnico, decidiu se matricular na academia de jiu-jitsu.  É Campeão da Etapa 6 e terceiro lugar na Etapa 7 da Copa Prime, Karatê atribui o êxito no esporte à plena atenção nos ensinamentos do mestre e ao foco no treinamento.

Karatê : “Para iniciar no esporte, é preciso ser humilde para aprender”




FORÇA FEMININA

Há quase dois anos e meio no esporte, a competidora Marcela Menisch Mello, 35, funcionária pública municipal, sagrou-se duas vezes campeã gaúcha na faixa azul e campeã do Gramado Internacional Pró Jiu-Jitsu Championship Abu Dhabi UAE neste ano. É também sete vezes campeã gaúcha na faixa branca, em 2017.

Marcela Mello: “O jiu-jitsu mudou minha vida”
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600