linda insta

Reportagens Edição 130 - novembro de 2018

O poder da REPRESENTATIVIDADE


Ana Lúcia Falcão é atuante na causa racial e engajada na promoção de projetos sociais e políticas públicas

 

No Mês da Consciência Negra, a luta pela igualdade, pelo fim do preconceito e pelo respeito persiste. Ana Lúcia Machado Falcão, 58, é um exemplo de liderança em Cachoeira do Sul. Negra com muito orgulho, ela é pedagoga de formação, vice-diretora da educação de jovens e adultos e supervisora escolar do ensino fundamental na Escola Estadual Vital Brasil.


TÁ FALADO


“Acredito e defendo que a história de cada um deve ser escrita com valores humanos e respeito ao próximo. Meu desejo é a construção de uma sociedade pluralista que saiba respeitar as diferenças, com inclusão a todos os cidadãos”

Ana Lúcia Machado Falcão

 

 

PROJETOS SOCIAIS

Integrante do Movimento Comunitário Cachoeirense (Mococa) e membro da equipe presidencial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Vila, Ana Lúcia comanda projetos sociais voltados a crianças e adolescentes no município. Um desses projetos, intitulado O Ninho da Arara, está em funcionamento na Unidos da Vila há dois anos e se baseia em uma rede de trabalho voluntário cuja proposta é promover a inclusão e interação dos jovens a partir da prática de exercícios físicos, conhecimentos de dança e percussão, convivência e interação pessoal. A finalidade dessa iniciativa, conforme Ana Lúcia, está além de prepará-los para a participação de eventos carnavalescos. “Estimulamos a redução da vulnerabilidade social e familiar, a drogadição e a exposição a ambientes nocivos”, diz. A entidade promove também os concursos de beleza Mais Belos Negros e Rainha e Princesas do Carnaval Municipal.


CONSELHO DE IGUALDADE RACIAL


Na pasta da diretoria executiva do Conselho Municipal da Igualdade, Ana Lúcia, ocupa o cargo de secretária. Instituído em 2016, através do Movimento Negro Cachoeirense, o objetivo do conselho é elaborar e implementar programas nas áreas referentes a políticas públicas de promoção da igualdade racial, auxiliar no encaminhamento de denúncias e informações de atos discriminatórios e atender a outras demandas.

RACISMO
Ana Lúcia encara o racismo como fruto da desigualdade social: “O Brasil é um país repleto de desigualdades expressas nas relações étnico-raciais, etárias, de gênero e territoriais, bem como o nosso estado. Vejo o racismo como uma das expressões mais fortes dessas desigualdades”.

POLÍTICA
“Para que sejamos de fato representados, vejo que é urgente os gestores assumirem como desafio permanente a inclusão social e a luta pela eliminação de todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela de origem étnico-racial, religiosa, por orientação sexual, porte de necessidades especiais ou deficiência ou outra situação. Por isso é determinante a implantação de uma política que tenha como marca o reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional e a busca por projetos e legitimidade da comunidade”
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600