linda insta

Reportagens Edição 124 - maio de 2018

Saúde sobre RODAS


Cachoeira inaugura primeira escola de patinação. Esporte alia atividade física e diversão


Patinar parece brincadeira de criança, mas é um exercício muito eficaz. O esporte é praticado também por adolescentes, adultos e idosos, tendo em vista os benefícios que este traz para a saúde física e mental. Andar de patins fortalece e tonifica os músculos dos membros inferiores, bem como o abdômen, pernas e glúteos, e queima até 800 calorias em uma hora de pura diversão. Agora os cachoeirenses também podem se beneficiar com estes resultados. A empresária FRANCIELI GAI DIAS, 39, profissional de educação física com 16 anos de formação, é responsável por implementar a Sonhos sobre Rodas Cachoeira do Sul, escola pioneira de patinação artística na cidade. Os adeptos comprovam as vantagens que a prática desse exercício pode trazer. Tire suas dúvidas!


“A patinação é um esporte muito apaixonante! A cada aula os alunos retornam mais motivados e sempre indicando para mais alguém”, diz a professora Francieli Dias

 

 


1) ISOMETRIA
A patinação é uma das atividades mais completas que existe. Conforme Francieli, o esporte fortalece a região lombar e corrige e melhora a postura por ser um exercício isométrico, além de melhorar a flexibilidade e aumentar o equilíbrio do corpo, resistência e coordenação motora.

2) AERÓBICO
Auxilia na perda de gordura, além de liberar tensões do dia a dia. “‘Voar’ sobre rodas proporciona a sensação de bem-estar e liberdade”, fala.

3) EQUIPAMENTOS

Para começar a patinar são necessários patins específicos para patinação artística (de quatro rodinhas) e equipamentos de segurança, como cotoveleiras, munhequeiras e joelheiras. Estes itens podem ser encontrados em lojas de artigos esportivos.

4) DESAFIE-SE

A maior dificuldade dos alunos é assimilar que está sobre oito rodas e que a forma de caminhar muda, aponta a professora. “De início deve-se caminhar para só depois de estar familiarizado com os patins poder deslizar. Para isso é preciso ter calma, pois é um esporte que o progresso depende de treino e dedicação”, esclarece. Segundo Fran, ter confiança e aprender a cair são indispensáveis para superar limites e chegar ao nível de competição.

5) MODALIDADES
Destaque em apresentações e campeonatos como os Jogos Olímpicos, a patinação artística tornou-se a modalidade mais tradicional, explica. Porém existem outras modalidades: corrida, patinação “street” (de rua) e “fitness”, com movimentos intensos focados na boa forma.




Turma  de patinadoras reunida em aula
FABIANA TISCHLER


SAIBA MAIS
Francieli Dias é graduada pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé e proprietária e instrutora do Studio Pilates Francieli Dias. Patinadora desde a infância, Fran ingressou no Grupo de Patinação Artística da Professora Margarida Moreno em Caçapava do Sul (RS), sua cidade natal. Após anos afastada, retomou as aulas com a sucessora Jiany Moreno, na Escola Sonhos sobre Rodas. Atendendo a pedidos dos alunos, decidiu abrir uma filial da escola em Cachoeira, a incentivo da instrutora.

A ESCOLA
Hoje a escola Sonhos sobre Rodas conta com mais de 50 alunos. As aulas têm uma hora de duração e a prática é em grupo. As turmas são mistas, com pessoas de todas as idades. Em breve deverão ser separadas por faixa etária e com novas opções de horários.

 

 

 

 

 

 

FIQUE DE OLHO

Fran Dias pretende montar uma equipe de patinação profissional com o objetivo de participar de shows estado afora. Para encantar o público e incentivar os alunos, visa trazer à cidade o espetáculo The Time, realizado anualmente em Caçapava.

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 126 - julho de 2018

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601