linda insta

Reportagens Edição 124 - maio de 2018

Eles são TOP!


LINDA revela em pesquisa inédita quem são os homens de destaque em Cachoeira

João Ricardo foi o homem mais citado

 

Seja pela atuação comunitária ou pela profissão que desempenham, eles são os líderes da pesquisa que traz o ranking dos homens de destaque na cidade. Para comemorar seus 11 anos, LINDA convidou um júri qualificado formado por 32 mulheres frequentadoras da comunidade cachoeirense para cada uma indicar quem são as personalidades masculinas relevantes em oito categorias, como empreendedor, solidário e intelectual. A pesquisa foi baseada na livre escolha, ou seja, as mulheres indicaram os nomes que primeiro lhe vieram à cabeça. Para não haver risco de combinação de votos, elas só ficaram sabendo do que se tratava o convite no momento que receberam a ficha para a votação. O resultado não poderia ser outro: um time de primeira constituído por profissionais respeitados e admirados. Ao todo, foram mencionados 345 nomes. Conheça os eleitos por maioria de votos em cada categoria.


FOTO: GUSTAVO WEISS


INFLUENTE


Eleito com 82% da preferência das votantes, o promotor de Justiça JOÃO RICARDO SANTOS TAVARES, 48, sendo 25 anos de atuação, é natural de Porto Alegre e viveu em Cachoeira do Sul durante a infância e adolescência. Credita a vitória expressiva na enquete aos seus 15 anos de atividade no Ministério Público da cidade e devido à sua atuação comunitária. “Me sinto muito honrado”, diz.

 

 

Tavares foi vice-provedor do HCB, vice-presidente da Fenarroz, presidente do Rotary Club Cachoeira do Sul, presidente da Sociedade Rio Branco (SRB), presidente da Comissão Comunitária Pró-UFSM, coordenador do grupo que arrecadou fundos para a reforma da emergência do HCB e membro do Gabinete da Crise. Presta apoio a projetos sociais como a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) e o Amigo HCB.
Concluiu o ensino médio no Colégio Barão do Rio Branco em 1986, recebendo o Prêmio Hugo Herzog, concedido ao aluno padrão daquela escola. É graduado em Direito pela Unisc em 1991, instituição na qual foi agraciado com a láurea acadêmica por ter obtido a maior média do curso entre os formandos daquele ano. Este feito lhe rendeu uma bolsa na Escola Superior do Ministério Público, sendo aprovado em concurso e tendo tomado posse em 1993.
Assumiu a Comarca de Casca (RS) até 1997, quando foi transferido para Restinga Seca, onde atuou por dois anos até ser promovido para a cidade de Cachoeira. Aqui, atuou até 2014, ano em que foi promovido para o MP de Porto Alegre. Lá foi assessor parlamentar do procurador-geral de Justiça e atualmente é vice-presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. “Para cada um que nos procura, seu problema é o mais importante”, afirma.
É casado com a empresária Luiza Tavares, 52, com quem tem duas filhas, Mariana, 27, advogada, ex-rainha da Fenarroz, residindo em João Pessoa (PB), e Vitória, 17, estudante, residindo em POA.




SOLIDÁRIO

Engajado na reestruturação do Asilo Nossa Senhora Medianeira, o engenheiro civil LUIZ FERNANDO CHULIPA MÖLLER, 63, é proprietário e fundador do ginásio de esportes “Chulipão”, primeiro ginásio particular da cidade. Para ele, ser lembrado como referência de solidariedade deve-se às atividades voluntárias desenvolvidas e ao seu cargo na presidência do asilo nos últimos 13 anos. “Há muito o que fazer e melhorar para os que lá vivem hoje e para os que lá irão viver no futuro (provavelmente alguns de nós)”, fala.

Formado pela Ufrgs em 1976, Chulipa é professor da Escola de Gestão Pública da Famurs e de cursos de pós-graduação do Ipog. Atua como consultor tributário de prefeituras municipais em todo o Brasil e é autor de livros técnicos nesta área. Também assina uma coluna semanal no Jornal do Povo. Dedicou grande parte de sua vida ao basquete, como jogador, treinador e dirigente. Até hoje participa de campeonatos de basquete master em nível nacional e internacional.
É casado com a professora Madalena Möller, 62, pai de Max, 41, advogado e Procurador do Estado e de Janaína, 38, engenheira, e avô de quatro netos (Luiz Gustavo, 9, Fernanda, 6, Helena, 7, e Stella, 5).




CHEF DE COZINHA


Gerente da distribuidora de bebidas Lambert há 10 anos, o administrador de empresas JOÃO GUILHERME ILHA, 41, graduado pela PUC-RS, é também proprietário do restaurante e lancheria Altas Horas e idealizador do projeto Chef a Domicílio há quatro anos. Segundo Ilha, esse serviço de bufê à pronta-entrega projetou seu nome na culinária cachoeirense, atendendo clientes em casa e em pequenos e grandes eventos. “Há o diferencial de montar o cardápio e entregá-lo pronto no horário combinado”, conta ele. Ligado às panelas desde a juventude, Ilha já participou da Linda na Cozinha duas vezes e prepara pratos elogiados, como peixe e camarão. É ecônomo da Sociedade Rio Branco (SRB) e esposo da empresária Deise Pereira, 34.




ALTO ASTRAL


Músico em eventos e festas da cidade, o farmacêutico VINICIUS FOGLIATTO HIPÓLITO, 40, leva o violão e o canto como um hobby. Formado pela Ufgrs e com 12 anos de atuação, iniciou no ramo de farmácias de manipulação em Porto Alegre, onde residiu por 18 anos. Retornou a Cachoeira há seis anos para abrir seu próprio negócio, a farmácia de manipulação Alquimia da Terra.
Hipólito atribui o resultado na enquete ao seu jeito de ser, de viver e de se relacionar com as pessoas com quem convive no âmbito pessoal e profissional: de bem com a vida. “Gosto de estar com minha família e amigos nas horas de lazer. Fico lisonjeado com a votação e surpreso com a lembrança das participantes”, diz o esposo da jornalista Tatiane Hickmann Flôres, 39, e pai de Arthur, 7.




EXEMPLAR


O advogado e desembargador aposentado RICARDO LUIZ TAVARES GEHLING, 65, nascido em Pelotas (RS), reside em Cachoeira desde a sua transferência como juiz, em 1987. Graduado pela Universidade Federal de Pelotas, foi advogado de 1977 a 1981, juiz do Trabalho de 1981 a 2002 e desembargador por 11 anos (2002 a 2013), quando retornou à advocacia.
Mantém escritório em sociedade com sua esposa, a advogada Márcia Bento Gehling, 59, com quem tem quatro filhos – Juliana, 33, bacharel em Direito e empresária, Vitor, 31, profissional autônomo, André, 26, e Rodrigo, 24, estudantes de Psicologia. É avô de João Guilherme, 4, filho de Juliana e Vagner Magalhães.
É presidente da Sociedade Rio Branco (SRB) e apoia entidades beneficentes, como a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), HCB, Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura (Amicus) e outras. Integra o grupo de amigos Gabinete da Crise.
Aclamado cidadão exemplar pelo júri, Gehling sempre acreditou que a melhor forma de exercer a magistratura é estar efetivamente integrado à comunidade. “Cachoeira é uma cidade que acolhe muito bem quem a escolhe para morar”, elogia.
Para ele, conhecer e conviver com as pessoas além da sala de audiências reforça a dimensão humana do juiz e confere a possibilidade de ter um feedback real de sua atuação como agente público. “Atribuo à generosidade dos amigos as indicações feitas, que muito me honram”, conclui.




INTELECTUAL

Médico cardiologista com 39 anos de atuação, CARLOS EDUARDO DICKLHUBER FLORENCE, 66, atende desde o início em seu consultório particular. Foi diretor técnico do HCB durante 38 anos e coordenou por 32 a unidade de terapia intensiva do hospital, a primeira UTI da região central, antes de Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Ex-presidente da Amicus e colunista do Jornal do Povo, o “Doutor Cultura”, como é conhecido, é defensor de nosso patrimônio histórico e cultural. Esteve envolvido com publicações de livros lançados pela Amicus, tais como “Visto para o interior” (1996), compilação de crônicas de Liberato Vieira da Cunha, e “Retratos de uma história” (1999), sobre o Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, com lembranças de ex-alunos.
Para ele, a escrita semanal no jornal permite exercitar as palavras e expor ideias, cuja prática é capaz de “revolver o intelecto”, consagrando-se, assim, o nome mais lembrado no quesito intelectual. “Divido a vida entre a medicina, a cultura e o JP a cada domingo. Leio muito. Descubro Cachoeira em cada esquina, pois quem fala de sua aldeia fala do mundo”, conta.
Essa não é a primeira vez que o médico está no ranking de uma pesquisa da LINDA. Em 2008 ele foi eleito o mais interessante de Cachoeira – edição da qual foi capa – e figurou entre os cinco cachoeirenses mais simpáticos em enquete publicada no ano de 2013. É esposo de Juliana Berthier Florence, 60, professora de inglês e sócia-proprietária da escola de idiomas Lesson, e pai de Laura, 32, arquiteta, e João Pedro, 28, empresário, residentes na capital.




EMPREENDEDOR


Diretor-executivo da Screw Indústria Metalmecânica e presidente do Grupo AgroScrew, o empresário JOÃO AUGUSTO STREIT, 56, é natural de Saldanha Marinho (RS) e intitulado Cidadão Honorário de Cachoeira do Sul, onde reside há 23 anos. É engenheiro industrial mecânico com 33 anos de formação na URI de Santo Ângelo e pós-graduado em tratamento térmico e gestão empresarial.

Streit iniciou sua trajetória em indústria metalúrgica em Porto Alegre, foi sócio-fundador da Usiagro Metalúrgica e há 23 anos foi convidado a fazer parte de um projeto industrial, a Screw. As empresas do grupo são fornecedoras de peças agrícolas para as maiores montadoras de máquinas do Brasil, tendo recebido diversos prêmios de qualidade. A Screw é vencedora nas categorias Fornecedor Partner, Inovação do Ano, Gerenciamento de Custos e Melhor Fornecedor da América Latina (2016). Neste ano recebeu o prêmio Fornecedor Partner pela sétima vez consecutiva.
Para Streit, este mérito no empreendedorismo deve-se ao fato de “participar da abertura de várias empresas, incentivar a cadeia de 12 fornecedores locais para o Grupo AgroScrew e também à abertura da filial da Screw na Argentina”. É atuante no Rotary Club, Apae, Sociedade Rio Branco (SRB), Senai e Sindicato de Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Cachoeira do Sul (Sinmetel), entre outras instituições. Casado com a administradora Fátima Streit, 54, é pai da arquiteta e colunista da LINDA Renata, 29, e do acadêmico de Engenharia Mecatrônica Felipe, 26.




ATRAENTE


MATEUS DINIZ VIZZOTTO, 34, é médico cirurgião plástico graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com atuação em Cachoeira e região, Porto Alegre e litoral gaúcho, onde realiza procedimentos cirúrgicos estéticos e reparadores. É especialista em cirurgia geral pela Santa Casa de Misericórdia e especialista em cirurgia plástica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição, na capital. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Eleito o homem mais atraente de Cachoeira, Vizzoto confere este título à atenção e ao cuidado ofertados às pessoas com quem conhece e convive. “Beleza vai muito além de características físicas. Está diretamente relacionada à postura que adotamos perante os demais”, entende. “Eu prezo por ressaltar a beleza natural de cada pessoa e não por criar estereótipos de beleza ideal (artificial). Todos possuem uma beleza própria”, acrescenta ele.
Ex-aluno do Instituto João Neves da Fontoura e do Colégio Marista Roque, Vizzotto é filho de Luisa, 59, funcionária pública, e Pedro Paulo Vizzotto, 61, administrador e diretor da escola de informática do Senac Porto Alegre, e irmão do advogado Vinicius, 36, residente em Eindhoven, na Holanda.



TAMBÉM FICARAM NO RANKING

INFLUENTE:
João Ricardo Tavares, Eládio Vieira da Cunha, Sérgio Ghignatti, Cleber Cardoso, José Antonio Taschetto Mota, Paulo Falcão e Igor Noronha

SOLIDÁRIO: Chulipa Möller, Cláudio Petrucci, Francisco Avelar Bastos, Edson Salomão, Márcio D’Elia, Ricardo Goldenberg e Edson Machado

CHEF DE COZINHA: João Ilha, Alexandre Glashorester, Vanderlei Gonçalves e Amauri Werlang

ALTO ASTRAL: Vinícius Hipólito, Carlos Eduardo Tatsch, Marcos Rogério Gonçalves, David Hatsek, Gabriel Casarotto e Antonio Furlanetto

EXEMPLAR:
Ricardo Gehling, Darcy Sari, Fábio Silva, Geraldo Ache, Humberto Carvalho de Matos, Lauro Lima e Mauro Carrion

INTELECTUAL:
Eduardo Florence, Augusto de Lima, Julio Mahfus e Nelson Blaya

EMPREENDEDOR:
João Streit, Mauro Severo, José Alberto Aued, Maicon Cerentini e Maurício Rezende

ATRAENTE:
Mateus Vizzotto, Marcelo Wayss, Marcelo Trevisan, Gabriel Pavin, Sérgio Castagnino, Tibério Almeida e Pelópidas Bernardi.
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600