linda insta

Reportagens Edição 123 - abril de 2018

Workaholics: compulsivos por trabalho


Aprenda a identificar os males do excesso de carga horária

Por diversos motivos, o cidadão é condicionado a ingressar no mercado de trabalho, seja para adquirir estabilidade financeira, investir nos estudos ou conquistar o tão sonhado imóvel ou veículo. Nessa corrida em busca da realização dos objetivos há quem se preocupe tanto com o futuro que o trabalho torna-se o centro da vida, abdicando de atividades pessoais, como o incontestável descanso. No livro “Ansiedade: como enfrentar o mal do século”, o psiquiatra e escritor Augusto Cury explica como desacelerar para manter a qualidade de vida. Num texto intitulado “Os domingos precisam de feriados”, o escritor Nilton Bonder afirma que “a incapacidade de parar é uma forma de depressão” – doença que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS. Amplamente temido, o tédio é visto como algo necessário para o filósofo Bertrand Russell e a psicoterapeuta Maria de Azevedo. Ambos acreditam que a constante ocupação nos leva a problemas maiores – a um “desencantamento do mundo”. O remédio, segundo ela, é algo ainda mais difícil nos dias de hoje: viver o momento presente.

Conforme a psicóloga CECÍLIA CHAVES, 48, mentora e especialista em gestão de pessoas, sendo 16 anos de atuação, o workaholismo (vício em trabalho, no inglês) ainda não é reconhecido pela Classificação Internacional de Doenças (CID) como tal, embora se possa tratar esse sofrimento a partir da identificação dos sintomas físicos e mentais. Dentre estes estão alteração do humor, traços depressivos, insônia e pouco tempo dispensado para o lazer, atividades físicas, cuidados com alimentação e saúde. Contudo, o comportamento é tratado como um caso patológico quando ocorrem prejuízos na qualidade de vida do sujeito, de ordem pessoal e social, trazendo desconfortos e sofrimento emocional, como esclarece a profissional.
 
Segundo Cecília, vários motivos podem desencadear o workaholismo, mas a necessidade de “dar conta” das tarefas que assume, a insegurança, o medo de sofrer críticas e julgamentos sobre sua atuação e o medo de não ter sucesso financeiro são os mais comuns. As mulheres são mais propensas a desenvolver este comportamento compulsivo. “Dentro do contexto social, o workaholismo pode se manifestar em ambos os sexos, porém a mulher acaba sofrendo mais os sintomas por sua carga horária tripla, ou seja, além da carga horária de trabalho excessiva, ainda tem as responsabilidades da casa e família”, enfatiza.


Respeite as pausas: “Tudo o que foge do equilíbrio tende a gerar desgastes emocionais e comportamentais, ocasionando assim o sofrimento mental. Com o trabalho não é diferente”, alerta a psicóloga Cecília Chaves

 

 

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

No entanto, a psicóloga salienta que nem todo “amante” do trabalho (“worklover”) é workaholic. “Uma pessoa que ama o seu trabalho executará entre 10 e 12 horas por dia e não sentirá o desgaste e a pressão mental, pois o prazer proporcionará o equilíbrio necessário para o não adoecimento”, esclarece. Por outro lado, quem sofre de compulsão apresenta dificuldade nas relações interpessoais, tendo seus relacionamentos prejudicados. “Dependendo da intensidade do sofrimento será preciso acompanhamento medicamentoso e psicológico, mas essa cura só ocorrerá se o sujeito se der conta desses prejuízos”, frisa Cecília, que, por atender muitos destes casos em sua clínica, elabora um projeto de criação de um grupo de apoio este ano.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600