linda insta

Reportagens Edição 123 - abril de 2018

Volta ao mundo EM UM CLIQUE


Fotógrafo Maurício Thomsen percorre o país e o exterior em busca das melhores fotos

Já imaginou conhecer diversos lugares e registrar cenas que poucas pessoas estão acostumadas a ver? Que tal ser pago para isso? É o que o fotógrafo cachoeirense Maurício Thomsen, 32, se dedica a fazer há quatro anos, quando realizou a primeira viagem internacional ao Chile na companhia da namorada e sócia, a jornalista porto-alegrense Amanda Di Giorgio, 22. Publicitário formado pela Ufrgs e residindo em Porto Alegre, Thomsen exerceu a função por quase 10 anos e, em paralelo, desenvolveu um novo projeto que mais tarde tornou-se a empresa Gram, unindo a produção de conteúdo digital, a paixão pela fotografia e a vontade de desbravar o mundo. Hoje acumula a experiência de conhecer sete países, entre eles Estados Unidos e França, tendo como foco a produção de fotos e vídeos para marcas que viabilizam os roteiros, tais como OJO by Mr. Ray e Cavalera.


“Sempre associamos férias com produção de conteúdo para clientes, ou seja, nunca paramos realmente. Mas adoramos”, fala Maurício Thomsen, ao lado de Amanda, em foto no Chile



DA PUBLICIDADE À FOTOGRAFIA

Maurício Thomsen cresceu inspirado pelos pais, o fotógrafo Renato Thomsen, 65, e a arquiteta Elizabeth Thomsen, 62, ambos atuantes na preservação do patrimônio histórico de Cachoeira do Sul. Aos 14 anos de idade adquiriu a primeira câmera fotográfica e iniciou os passos na área. Em seguida, optou por seguir carreira na publicidade, atuando em agências como Escala, Perestroika, DEZ e GAD, nas quais começou a produzir conteúdo para clientes como Universidade Feevale, Dakota, Massey Ferguson, Grupo RBS (Pense Carros e Kzuka), Barra Shopping, Lojas Colombo e Vivo. “Até que finalmente decidi seguir somente com o meu próprio negócio, o que, por curiosidade, coincidiu com a minha ‘road trip’ (viagem de carro) de 30 dias pelos Estados Unidos, já criando conteúdo em parceria com a Cavalera”, conta ele, que também utilizou como cenário o Parque Witeck nas fotos feitas para a marca paulistana.
Thomsen coleciona em seu portfólio trabalhos fotográficos com empresas como Fruki, com locação no litoral gaúcho, Pousada Morada dos Canyons, na Praia Grande, situada na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e, mais recentemente, o empreendimento Chácara das Nascentes, da desenvolvedora de imóveis Nex Group, e Lojas Pompéia, na capital. “Temos parceiros com quem sempre cocriamos projetos para realizar produção de conteúdo durante as viagens, o que ainda serve para viabilizar financeiramente algumas das ‘trips’”, explica. Aqui na cidade, o fotógrafo abastece as redes sociais da empresa Olivas do Sul.



PELO MUNDO

Entre os lugares preferidos de Thomsen está a comuna de San Pedro do Atacama, no Chile, cujo deserto é considerado o mais árido do mundo, onde está situada a montanha de Salar de Talar, salina cercada por um conjunto de lagoas e vulcões na região do Salar de Atacama. “Alugamos um quadriciclo para fazer uma inesquecível trilha ‘off-road’ (fora da estrada) cruzando o deserto do Atacama”, recorda-se. Outro local inesquecível que o casal conheceu foi o mirante Horseshoe Bend, cercado pelo Rio Colorado, no estado norte-americano do Arizona. “A chegada instantes antes do pôr do sol foi indescritível e impressionante. As fotos realmente não conseguem captar a imensidão do lugar que já ‘conhecíamos’ por imagens no Instagram. Vê-lo com os próprios olhos é uma experiência completamente diferente”, descreve.
Por outro lado, Thomsen define a fotografia como “teletransporte” do espectador a cenas e momentos únicos imortalizados em um clique. Dessa forma, o cachoeirense criou o projeto/blog #TheAdventuresOfAmanda (As Aventuras de Amanda, na tradução), que consiste em captar imagens da namorada de costas no meio de paisagens em vários lugares do mundo. O projeto virou exposição e palestra no espaço Viveiro Cultural, no Canela Foto Workshops e na Semana da Fotografia da PUC RS, além de ser citado em publicações, como na revista Viagem e Turismo, na coluna Recortes de Viagem, no Zero Hora, no blog da Cavalera, e sites internacionais. Em 2015 também foi selecionado para o festival de ultra-curta-metragens Art By Chance, sendo exibido em mais de 20 mil telas públicas em mais de 300 cidades e 20 países ao redor do mundo.
No Instagram @mauriciothomsen, o fotógrafo acumula quase 12 mil seguidores. “Com isso, conseguimos estar em constante contato com marcas, ‘influencers’ e grandes contas na rede que podem divulgar o nosso trabalho até atingir algum potencial novo cliente”, destaca ele, que segue em busca de novos parceiros, clientes e ministérios de turismo através da Gram para realizar o sonho do casal de conhecer a Islândia, a Itália e a África ainda este ano.


CURIOSIDADES


Maurício Thomsen estudou no IEE João Neves da Fontoura até a terceira série do ensino fundamental e completou a formação no Colégio Sinodal Barão do Rio Branco. “Retorno à cidade sempre que possível, pelo menos uma vez por mês ou em feriados, pois meus pais e grandes amigos ainda residem aí”, comenta.
Na região, Thomsen já fotografou lugares como Cascata Raddatz (Agudo), Morro de Cerro Branco, Aqueduto e Ponte do Império (Candelária), Minas do Camaquã (Caçapava do Sul) e Gruta dos Índios (Santa Cruz do Sul). “Existem lugares incríveis até mesmo dentro ou muito próximos do município”, diz.
O fotógrafo é neto de Ruben Otto Prass, célebre inventor cachoeirense conhecido como Professor Pardal. Falecido em março último, Prass construiu um carro conversível no ano de 1956, considerado o primeiro a ser feito artesanalmente no Brasil.



Foto do projeto #TheAdventuresOfAmanda no mirante Horseshoe Bend, Arizona (EUA)






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600