Reportagens Edição 115 - julho de 2017

Sarita Santos: amor pela MEDICINA


Médica Sarita conta sua história de vida e a adaptação em Cachoeira do Sul

 

Os casos de câncer aumentaram 31% no Brasil em 15 anos, sendo a segunda maior causa de morte no país, ficando apenas atrás das doenças cardiovasculares. É o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS). Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não.

 

Apesar de não saber o motivo exato que a fez optar por essa especialidade médica, 

Sarita Quatrin Buzzeto Santos, 35, sente que nasceu para exercer esta função. Segundo a profissional, existe uma relação forte entre o médico, o paciente e seus familiares no enfrentamento das doenças oncológicas. “De certa forma, acabo me tornando um membro da família dos pacientes, torço junto, me emociono com as vitórias, choro com as perdas! Eles são o motivo de busca de novos conhecimentos, de atualização e de aprimoramento como profissional e também como ser humano que precisa contemplar os aspectos psicológicos envolvidos. Estar lado a lado com os pacientes e suas famílias durante todo esse trajeto é o que mais me motiva. Sem dúvida, eles fazem mais por mim do que eu por eles”, fala Sarita, que atua também tanto em atendimentos ambulatoriais quanto na internação hospitalar, além de responder pela parte de convênios no setor de oncologia do HCB e em seu consultório privado.

 

Sobre os desafios da profissão, Sarita diz que o maior deles é o mesmo de se fazer uma medicina de qualidade em um país com tanta desigualdade e dificuldade de acesso à saúde pública como o nosso. Entretanto, ela confirma que nada se compara à sabedoria e à resiliência desenvolvida quando se está frente a frente com a possibilidade da morte. “É algo transformador”, descreve a médica.

 

 

“Trabalhar com pacientes com câncer é algo extremamente desafiador e acima de tudo apaixonante. Sou fascinada pela minha profissão, creio que não saberia atuar em outra área senão essa”, afirma a médica Sarita

 

 

 

 

 

Sarita é especilista em oncologia clínica com um ano de atuação no Centro Regional de Oncologia do Hospital de Caridade e Beneficiência (HCB)

 

 

 

 

PROFISSÃO X FAMÍLIA

 

Mãe de Bruno, com 2 anos e meio, Sarita reconhece que administrar a rotina entre o trabalho, família e amigos é uma tarefa por vezes difícil, haja vista que seu cotidiano compreende turnos de ambulatório SUS e privado, além de setor de internação. “Tenho a sorte de ter apoio incondicional por parte da família, dos meus pais, esposo e sogros. Eles são meu porto seguro, compreendem minhas ausências em datas especiais, minhas ausências no dia a dia, compreendem que dedico muito de meu tempo e energia para cuidar dos pacientes. Jamais deixei de contar com o apoio, estímulo e suporte deles para seguir buscando meus ideais”, diz Sarita, que precisa se desdobrar para cuidar da família e do lar.

 

 

FALOU & DISSE

“O contato com pessoas que estão nesse momento tão delicado da vida faz com que eu valorize cada dia mais minha vida e minha família e saiba o quanto as pequenas coisas são importantes”.

SARITA BUZZETO

 

 

RAIO X

 

Nascida em Frederico Westphalen (RS), onde residiu até os 16 anos de idade, Sarita Buzzeto concluiu o terceiro ano do ensino médio no Colégio Marista em Santa Maria, cidade natal de seu pai e familiares. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sarita tem residência médica no campo de medicina interna pelo Hospital Universitário de Santa Maria entre os anos de 2010 e 2012.

 

A vinda de sua família para Cachoeira do Sul ocorreu, portanto, em dezembro de 2015, na mesma época em que estava concluindo a segunda residência médica, desta vez em oncologia clínica, no mesmo hospital. Na ocasião, seu esposo Lucas Palma Santos, 37 anos, pediatra, recebeu convite para trabalhar na UTI neonatal do HCB e devido à necessidade de outro profissional para atuar na ala oncológica do SUS em função da grande demanda, Sarita fixou residência em Cachoeira. “Logo de início já fomos muito bem recebidos e acolhidos, rapidamente acumulando muitos amigos. Somos muito felizes na cidade em que escolhemos ver nosso filho crescer e se desenvolver”, conta ela.

 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601